Conexão lenta? Cuidado, alguém pode estar ROUBANDO sua internet

"Fazer um gato", diz respeito ao roubo de conexão por redes vizinhas e é possível que você esteja sendo alvo desse tipo de esquema.



Ainda que o servidor de internet só forneça dados a partir de uma senha, outras pessoas podem descobrir o código. Dessa maneira, outros indivíduos começam a usar o seu plano, sem a sua autorização, levando a uma redução na qualidade da conexão. 

Veja também: Ficou sem dados na rua? ESTAS 4 operadoras liberam internet grátis

Dificilmente você vai descobrir exatamente quem foi, mas é possível interromper essa transferência de várias formas. O ideal é que ninguém seja acusado sem provas, evitando brigas desnecessárias.

A internet lenta atrapalha seus compromissos 

Nada é mais irritante do que ter uma conexão de internet lenta. Você está trabalhando em um projeto importante ou conversando com amigos, mas de repente a velocidade cai e tudo fica mais devagar – muito mais devagar. E se alguém estiver usando a sua assinatura? É possível identificar possíveis roubos de senhas, alterando o cadastro para interromper a interceptação. 

Aplicativos que ajudam a reconhecer “gatos”

O ‘’gato’’, conforme é conhecido o mecanismo de transferir dados por meios ilegais, deve ser interrompido o quanto antes. Ferramentas como o Wi-Fi Inspector, o F-Secure Router Checker, o Wireless Network Watcher e o Fing buscam notificar desvios. Os softwares são gratuitos e tem o intuito de proteger os direitos daqueles que contratam serviços de internet legalmente. 

Sinais de que o seu vizinho está usando seu Wi-Fi 

Primeiramente, é preciso reiniciar o modem e esperar que todas as luzes fiquem apagadas. Caso o sinalizador do ‘’WLAN’’ permanecer aceso, há um indício de que alguma pessoa está usando sua rede. Aproveite para trocar as senhas e informar seus familiares sobre o ocorrido, pedindo que eles não compartilhem com muitos conhecidos caso queiram aproveitar os benefícios sem cortes na velocidade da conexão. 

Reconheça os aparelhos conectados à rede 

Nos recursos de identificação mencionados acima, você consegue visualizar quais são os dispositivos conectados à rede. Se algum deles não estiver dentro da sua casa, é quase certo que algum morador do lado tenha encontrado um jeito de usar o Wi-Fi. Nesse caso, basta fazer o que foi indicado, alterar a senha e manter a informação de acesso apenas com residentes.

Foto: Brian A Jackson/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário