Muitos deles são fofinhos e queridos, mas o que poucas pessoas sabem, é que embora sejam chamados de cães “puros”, muitos deles, na verdade, podem representar perigo se criados da forma errada. E ainda, sofrerem com problemas sérios de saúde, como, braquicefalia, surdez crônica, doenças oculares, problemas de rins, entre outros.
Esse assunto tem gerado bastante repercussão em diversos países. Recentemente, a Noruega proibiu a criação das raças Bulldog e Cavalier King Charles Spaniels.
Conheça 9 raças de cães exóticas e perigosas
1 – Ca de Bou
Também conhecido como Mastim de Maiorca. Eram usados como cães de batalha com o objetivo de distrair os touros nas históricas competições de touradas, tradicionalmente realizadas na Espanha. Mesmo com o fim das competições em 1983, o uso dos cães em combate só foi proibido anos mais tarde, em 1940. E desde então, o Mastim de Maiorca passou a exercer o papel de fiel cão de guarda.
2 – Dálmata
Talvez o Dálmata seja um dos cães mais exóticos e famosos do mundo, devido ao clássico filme da Disney, “101 Dálmatas”. Essa raça possui uma expectativa de vida, em média, de 11 a 13 anos, mas apresenta problemas de saúde, como pedras nos rins e perda auditiva. O perigo é que eles são hiperativos. Por isso, eles podem acabar machucando os humanos durante as brincadeiras.
3 – Cane Corso
Foi criado na Itália com objetivo de ser um cão de batalha. Era muito usado para entretenimento em competições de rinhas de brigas. Também, já foram excelentes auxiliares na caça de javalis, além disso, ajudavam nas fazendas, como cão protetor do gado.
Atualmente, são apenas cães cuidadores do lar, porém seu temperamento varia de acordo com a criação recebida.
4 – Pastor Alemão
Os cães dessa raça são conhecidos como ótimos farejadores usados pelas polícias militares. Têm expectativa de vida curta, entre 7 e 10 anos e, podem desenvolver problemas nas articulações.
5 – Golden Retriever
Esses peludos são muito queridos e considerados uma das raças mais amadas do mundo. Porém, representam um histórico de saúde sensível. Uma publicação feita no Journal of Veterinary Internal Medicine, destacou que a raça tem grandes chances de desenvolver câncer, sendo que é o segundo motivo causador de morte entre cães da raça.
6 – Cavalier King Charles Spaniel
Esses cãezinhos foram criados para homenagear a realeza. Mas tendem a sofrer com problemas sérios de catarata, siringomielia e cardíacos.
7 – Dogo de Burdéos
Cão de grande porte com músculos bem definidos. De origem francesa, um animal forte, com aspecto de bravo, contudo, de temperamento dócil. Com histórico de ser um cão de guarda de elite da guarda francesa, já foi utilizado para pastorear rebanho.
8 – Kuvasz
De origem húngara também é muito usado para pastorear rebanho. É um cachorro grande e pesado, seu peso gira em torno de 45 a 60 kg.
9 – Buldogues
E por último, os buldogues, uma raça muito querida. São dóceis e companheiros. Mas sofrem muito, devido a dificuldade de controlar a temperatura corporal. Além disso, por causa de seu focinho achatado, eles costumam ter problemas respiratórios. Têm expectativa de vida, entre 8 e 10 anos, os buldogues franceses e, 10 a 14 anos, os buldogues ingleses.