Devemos sempre estar alertas em relação ao que baixamos em nosso celular. São comuns as queixas de pessoas que fizeram download de algum software que foi danoso ao aparelho. Recentemente, um aplicativo falso tem tirado o sono dos usuários de Android.
Leia mais: Bloqueio do Telegram: Como fica a situação do WhatsApp? Entenda o cenário
O aplicativo se passa por uma versão mobile do Shagle e usa uma versão modificada do Telegram. O golpe foi exposto pela empresa de cibersegurança ESET.
Caso você não esteja familiarizado, o Shagle é um site para computador que permite conversas de vídeo com pessoas do mundo inteiro. A ideia é ser uma pessoa aleatória e desconhecida – assim como faz o Omegle.
O problema é que essa plataforma não tem aplicativo. Hackers se aproveitaram desta informação à qual muitas pessoas não têm conhecimento e criaram um app falso, usando o código aberto do Telegram, para espionar celulares.
Onde as pessoas baixam o aplicativo falso?
De acordo com informações da empresa de cibersegurança ESET, o aplicativo falso está disponível em um site que imita o Shagle. Ou seja, não está em nenhuma das plataformas oficiais de download de aplicativos.
“Não houve subterfúgio para sugerir que o aplicativo estava disponível no Google Play, e não sabemos como as vítimas em potencial foram atraídas ou descobriram o site falso”, pontuou a porta-voz da ESET Gutierrez Amaya.
Uma das possibilidades é que as vítimas tenham procurado pelo aplicativo do Shagle em algum site de busca. Na pressa – ou na ingenuidade – podem ter clicado em algum link falso sem saber.
Perigos
Ainda conforme divulgado pela ESET, este aplicativo falso espiona o telefone do usuário. Dentre seus recursos, estão: gravar chamadas telefônicas, coletar mensagens de SMS, acessar a lista de registro de chamadas e contatos.
Mais do que isso, as notificações do telefone podem ser filtradas e diversos serviços maliciosos podem começar a rodar no aparelho, sem que o usuário sequer perceba.
Não caia nessa!
Prevenir-se deste tipo de golpe é mais simples do que se pensa. A forma mais fácil é baixar aplicativos apenas na plataforma oficial de download. No caso dos usuários de Android, é a Google Play; para quem usa iPhone, é a App Store.
Mesmo assim, o usuário ainda precisa ficar atento às permissões que dá ao aplicativo. Passe um pente fino e leia com cautela o que está autorizando.
Por fim, um bom antivírus no seu Android também é fundamental para a sua segurança.