O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado do mundo e frequentemente muitas contas são banidas por conta da má conduta dos usuários. O app conta com moderadores e mecanismos de denúncia, na tentativa de minimizar os riscos de golpes, assédio e outros problemas.
Veja também: Finalmente: WhatsApp pode lançar recurso para quem não gosta de enrolação
Sendo assim, é necessário ficar atento a todas as orientações, no intuito de proteger a sua conta de possíveis punições.
Não cometa estas infrações no WhatsApp
Fingir ser outra pessoa
Fora da internet, fingir ser outra pessoa é crime e essa atitude pode resultar no banimento do responsável. Cuidado com brincadeiras, pois ainda que seja na “inocência”, o ato gera consequências indesejadas. Não há motivo para se passar por alguém, usando seus dados pessoais na intenção de conversar com conhecidos.
Propagar fake news
Compartilhar notícias falsas também é motivo de monitoramento por parte do grupo Meta, tanto no WhatsApp quanto em outras redes sociais, Facebook e Instagram. Não deixe de revisar os conteúdos que estão sendo compartilhados, principalmente no status e grupos de divulgação.
Promover arquivos com plágio
Distribuir arquivos protegidos por direitos autorais é totalmente inadequado. Dependendo das condições do compartilhamento, multas podem ser aplicadas. A pessoa que foi prejudicada também tem o direito de exigir o ressarcimento, caso a obra seja recente e a ação tenha prejudicado seus ganhos financeiros.
Tentar mudar o código fonte
Existem algumas ferramentas que podem ser agregadas à plataforma, mas que não foram autorizadas. Quem realiza o download ou tenta alterar o código fonte, pode ser banido definitivamente, sendo impedido de criar uma conta com as próprias credenciais. Antes de baixar qualquer recurso, observe os termos de condições.
O WhatsApp Web
Quanto ao WhatsApp Web, estão proibidas vendas de bebidas alcoólicas, comercialização de animais, jogos de azar, venda de medicamentos, artigos de tabacaria, promoção de conteúdos por assinatura, publicidade, encaminhamento de mensagens sem autorização e atividades criminosas.