Bill Gates é um dos nomes mais influentes de todos quando pensamos em assuntos voltados à área de tecnologia. Mesmo depois de tantos anos, o magnata continua sendo uma das pessoas mais influentes no setor. O fundador da Microsoft já tinha alertado sobre os desdobramentos da inteligência artificial no passado e chegou a falar de situações semelhantes às que foram impostas pelo ChatGPT, por exemplo.
Veja também: Nada de Metaverso: Bill Gates revela qual será a próxima grande tecnologia
No Gate Notes, seu blog pessoal, Bill Gates comentou que a inteligência virtual pode ser comparada ao surgimento da internet nos anos 90. Ou seja, é um evento tão revolucionário que pode mudar o paradigma de como as pessoas se relacionam e trabalham daqui para frente.
“Será o assunto mais quente de 2023, e isso é bom”, disse o empresário em entrevista ao a revista Forbes. Anteriormente, em um post em seu blog pessoal (Gates Notes), ele confessou: “A IA é grande (…) é bastante revolucionária”.
De acordo com o bilionário, inteligência artificial pode ajudar a melhorar os processos e facilitar a vida das pessoas. Na mente dele, os avanços neste sentido devem ser comemorados e aprofundados. Não é à toa que a Microsoft se interessou pela tecnologia do ChatGPT e de outros que foram produzidos pela OpenAI, por exemplo.
Bill Gates vê mais novidades pela frente, ainda em 2023
Seguindo os passos de seu fundador, a Microsoft optou pela inteligência artificial e lançou o VALL-E, um modelo de linguagem capaz de aprender e imitar qualquer voz usando como exemplo uma gravação de três segundos.
A ideia de que os dispositivos podem falar e pensar por conta própria gera alguma especulação no local de trabalho, pois há o medo de que as máquinas substituam os humanos. Bill Gates não acredita que essa realidade vá existir tão cedo.
Diante disso, Gates revelou que não precisamos nos preocupar com a inteligência artificial porque ela vai melhorar a produtividade e não há nenhum problema no horizonte. “O problema de longo prazo, que ainda não está conosco, é o que preocupa as pessoas: a questão do controle. E se os humanos que o controlam o levarem na direção errada? Se os humanos perderem o controle, o que isso significa? Acho que esses são debates válidos”, disse Gates.