O cerco está fechando para os usuários de ‘gatonet’ no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está investindo muito em maneiras de acabar com a transmissão de conteúdo pirata. Com isso, algumas empresas de venda poderão ter sérios problemas daqui para frente.
Leia mais: Caça ao ‘gatonet’ usuários de aparelhos clandestinos podem ser presos
Quais empresas podem ter problemas com ‘gatonet’?
Amazon, Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza poderão entrar na mira da Anatel nesta empreitada. Isso porque estes sites vendem aparelhos que permitem a transmissão do conteúdo pirata dos ‘gatonet’.
Tudo pode ser acessado com uma busca simples no site ou aplicativo. O que torna a situação difícil é que alguns aparelhos são homologados pela Anatel e podem ser comercializados. Entretanto, grande parte não é – e uma outra parcela apenas finge que é.
A diferença entre ambos é que os aparelhos homologados não aceitam os softwares que roubam os sinais de TV por assinatura.
Empresas se defendem
Em nota, a Casas Bahia afirmou que todos os modelos em seu site são homologados pela Anatel. Além disso, pontuou que a empresa “é parceira” e “faz checagens frequentes” para conferir a situação dos aparelhos vendidos.
A Americanas também se manifestou. De acordo com a empresa, sua plataforma é composta de vendedores que anunciam seus produtos em diversas categorias. A companhia também garantiu que tomará providências necessárias após identificar qualquer irregularidade. Entretanto, não garantiu checagens frequentes, como a concorrente.
Amazon e Magazine Luiza não se manifestaram.
Ancine e Anatel
Para ter ainda mais força nesta operação, a Anatel convocou a Agência Nacional de Cinema (Ancine) para entrar em mais uma frente da batalha. O órgão deverá agir para derrubar links de sites e aplicativos que retransmitem o sinal pirata.
Enquanto a Anatel age na venda e no funcionamento dos aparelhos, a Ancine cuidará do conteúdo, portanto o mal “pela raiz”.
Nos últimos anos, a Anatel divulgou uma série de apreensões de aparelhos de ‘gatonet’. Houve multa e apreensão dos itens utilizados. Além disso, essas pessoas respondem a um processo administrativo.