Além de repelentes, raquetes e inseticidas, agora temos uma outra ferramenta para combater os mosquitos: ficar bem longe deles. Isso porque a partir desta segunda-feira, 13, o Google disponibilizará uma plataforma com mapa que mostra os locais onde há mais ou menos mosquitos no Brasil. Veja se será útil para você!
Leia mais: Inseticidas naturais CERTEIROS para eliminar moscas, baratas e mosquitos
O site interativo é fruto de uma parceria entre o Google e a marca de repelentes Off!. As informações são agrupadas e organizadas a partir de tecnologias geoespaciais de última geração e de análise de dados de qualidade.
Além de informar ao usuário onde há mais desses bichinhos, também poderá ajudar o poder público a criar estratégias para o combate a eles, afinal de contas, os mosquitos não são apenas pequenos importunadores do sossego alheio; eles também podem ser transmissores de várias doenças, como a dengue, por exemplo.
Como funcionará o mapa de mosquitos?
A ideia é classificar o mapa do Brasil de acordo com as chances de incidência da aparição destes insetos. Haverá uma legenda com as seguintes classificações: grave, muito alta, alta, média e baixa. Os dados são coletados a partir da concentração dos bichos em cada região dos últimos sete dias. Ao Tilt/UOL, a empresa afirmou:
“Ao aplicar dados da ciência da biologia do mosquito, a OFF!Cast Previsão de Mosquitos prevê com precisão o comportamento e as populações de mosquitos em localizações geográficas específicas”.
A tecnologia utiliza bases do Google Cloud e também do Google Earth Engine. A engenharia da gigante da tecnologia extrai bilhões de pontos climáticos e um algoritmo da SC Johnson – empresa por trás da Off! – traduz estes dados em informações sobre os insetinhos.
Depois disso, os dados são cruzados com o que se sabe sobre o comportamento e ciclo de vida dos mosquitos. Com isso em mãos, é capaz de se fazer uma previsão da incidência dos insetos em cada região do Brasil. Ficou curioso para saber se há locais sem mosquitos no em nosso país? Basta acessar o site da ferramenta e digitar seu CEP.