scorecardresearch ghost pixel



Fato ou fake: Lula instituiu decreto para escolher os donos de imóveis?

Circula a notícia de que o presidente Lula instituiu um decreto para escolher os donos de propriedades. Afinal, isso é fato ou fake news?



A onda da notícias falsas segue gerando polêmica nas redes sociais. Mais uma vez, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é vinculado às notícias falsas. Desta vez, a fake news é de que Lula instituiu um decreto para escolher os donos de propriedades. Entenda.

Leia mais: Governo Lula faz nova promessa sobre a correção do Imposto de Renda

A mensagem com conteúdo falso circulou pelas redes sociais. Apesar disso, não se tem nenhuma informação oficial, menos ainda decretos que tratem do assunto. Ao que tudo indica é apenas mais uma tentativa de plantar notícias falsas em relação ao atual governo.

Decreto sobre donos de propriedades

Inúmeras alegações e notícias falsas circulam pelas redes sociais. A maior parte delas envolve o nome do presidente Lula, ou fake news sobre o governo.

Como em muitos outros casos, não há nenhuma evidência que comprove a afirmação de que o governo Lula instituiu um decreto para escolher os donos de propriedades.

As mensagens que circulam pelas redes sociais indicam que Lula fez um decreto que permitiria ao governo escolher os donos de propriedades. Mas, claro, é só mais uma fake news que busca manchar a imagem do atual presidente.

A informação falsa pode facilmente ser checada. Até mesmo ao pesquisar por palavras como “decreto Lula para escolha de donos de imóveis”, por exemplo.

Fontes mais seguras, como os grandes portais de notícia do país, não deram nenhuma informação sobre o assunto. Menos ainda na página oficial do governo federal.

De onde surgiu a fake news?

A notícia falsa menciona o decreto nº 11.407. Apesar disso, o texto tem como base a instituição do Sistema de Participação Social, que trata da relação do governo federal com a sociedade civil para a aplicação de políticas públicas.

Ou seja, o decreto que trata da participação social em formulação de políticas públicas foi completamente alterado por meio de notícias falsas que circulam nas redes sociais. Ou seja, abre o olho! É fake!




Voltar ao topo

Deixe um comentário