scorecardresearch ghost pixel



Fevereiro será de chuva? Previsão mostra o que esperar nos próximos 7 dias

Ao contrário do desejado pelos brasileiros, a primeira semana de fevereiro continuará sendo de muita chuva em todo país. Veja como fica seu estado.



Um corredor de umidade formado no interior do Brasil e uma frente fria em alto mar serão os principais causadores das chuvas mais intensas no Sudeste e no Centro-Oeste nesta semana.

Leia mais: Aparelhos de ar condicionado mudam forma de medir consumo de energia no Brasil.

Com isso, são aguardados volumes de chuva entre 70 a 100 milímetros nos próximos sete dias. A incidência deve ocorrer nas áreas produtoras do sul de Minas e do Triângulo Mineiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Além disso, as áreas produtoras do Cerrado mineiro e Goiano e o Mato Grosso, terão chuvas isoladas, com volumes entre 30 a 50 milímetros. No Norte, as precipitações permanecem em forma de pancadas, com intensidade moderada no Acre, Amazonas e Rondônia.

Chuvas intensas de Norte a Sul

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando sobre o país, que vem provocando chuvas intensas com volumes acima dos 100 mm. Assim, sua influência será principalmente sobre o Amapá, o norte do Pará, norte do Maranhão e Piauí. Na área central do Matopiba, as chuvas serão isoladas, com a porção baiana da região sendo predominada pelo tempo seco.

Em contrapartida, o Sul ainda conta com chuvas fortes no Paraná, devido a ação de uma frente fria em alto mar. No entanto, a tendência é que as instabilidades diminuam até a metade da semana, com o tempo seco e quente tomando mais espaço em toda a região.

Já em relação as temperaturas, algumas cidades do Rio Grande do Sul podem marcar 40°C nos termômetros. Porém, as chuvas retornam com força na segunda metade da semana, com precipitações estimadas para Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, as chuvas também voltarão a marcar presença, porém de modo isolado e com pouco volume.

Previsão para a segunda semana de fevereiro

Assim como no começo do ano, a segunda semana de fevereiro também será marcada pela presença de fortes chuvas no interior do país. Dessa forma, os maioria acumulados estão previstos para São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e parte da região Norte.

Assim, as chuvas nestes locais serão mais persistentes, podendo afetar consideravelmente a colheita da soja. Já no Sul, a chuva acontecerá moderadamente no Paraná, porém com predominância do tempo seco no interior da região.

Em relação à zona do Matopiba, as chuvas devem aumentar ao longo da segunda semana de fevereiro, com volumes esperados no Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí e meio-oeste da Bahia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário