Você já abriu alguma aba do seu navegador e precisou fechá-la de forma extremamente rápida? Se sim, sabe que esse procedimento não é tão ágil quanto poderia ser, já que não existe nenhum atalho para isso. Embora você possa fechar o navegador através de atalho, isso não ocorre com uma aba específica do Chrome.
Veja também: Você anônimo: Google lança ferramenta antirrastreamento no Android 13
No entanto, o Google está trabalhando para aprimorar o navegador Chrome a fim de resolver esse dilema que muitos usuários enfrentam. A sugestão surgiu em um fórum da internet, com discussão entre desenvolvedores.
Se você clicar no botão do meio do mouse (de rolagem) em cima de um link, poderá abrir a página em uma nova aba facilmente. Porém, para fechar alguma aba específica, é necessário clicar no X e não há muita escolha para mudar isso atualmente.
Quando nova função do Chrome será lançada?
Se você já está ansioso para conseguir usar a novidade, especialmente no ambiente de trabalho, acalme-se. Ainda não existe uma data para o lançamento da nova função do Chrome.
O trabalho de desenvolvimento para criar uma nova função a fim de fechar a aba do Chrome por atalho foi publicado no fórum Chromium Gerrit. É possível notar que o atalho sugerido até o momento envolve clicar duas vezes com algum botão do mouse, sem dizer em qual parte da interface.
Mudanças ainda deve ser trabalhada
A função foi proposta por Ho Cheung e vem sendo trabalhada ao lado de outros quatro desenvolvedores. O responsável informou que ainda vai colocar a possibilidade de fechar abas em uma flag. Isso poderá ser feito através de ajustes na configuração do Chrome.
Embora seja uma novidade para quem usa o navegador do Google, a mudança está longe de ser algo inovador. Afinal, ela já existe no navegador da Microsoft, por exemplo, o Edge. Nesse navegador, o usuário consegue fechar uma aba específica com o botão do meio do mouse.
É importante ressaltar que a alteração proposta só poderá funcionar em desktop. Por hora, é preciso esperar para entender em que situação essa história poderá chegar.