Nesta quarta-feira (8), o Google lançou uma prévia do Android 14 nos dispositivos da sua própria marca. Até o momento, ela é para desenvolvedores. Dentre as novidades, estão o aperfeiçoamento das telas dobráveis e a introdução de opções de busca e de segurança de uma forma mais fortalecida.
Veja também: 203 aplicativos PERIGOSOS para Android e iOS; você pode ter um deles
A chamada “Developer Preview” (DP1) é a primeira versão pública do sistema Android 14. Ainda em fase de teste, não se é recomendado que usuários comuns coloquem nos seus celulares “Pixel” a prévia do Android 14. Ou seja, podem ocorrer bugs e erros, pelo fato de não estar totalmente planejado para o usuário comum.
Quais são as novidades?
- Telas maiores
Provavelmente, a principal delas, está no desejo de tornar do Google em fazer com que o sistema operacional Android tenha um suporte melhor para telas maiores. Ou seja, tablets e celulares com tecnologia dobrável. Para personalizar, foi percebido que o Google quer adaptar a fonte em até 200% do tamanho original. Atualmente, o tamanho suportado é de 130%.
- Melhorias na privacidade e no gerenciamento de bateria
Também deve incluir uma melhoria no gerenciamento de energia da bateria e da segurança do aparelho. Ou seja, na privacidade, o Android 14 conseguirá fazer com que não sejam selecionadas permissões de aplicativos considerados maliciosos no sistema.
Dessa forma, o sistema mesmo fará com que o usuário consiga decidir quais fotos e vídeos os apps têm acesso. Além disso, haverá melhoria na personalização do sistema operacional e no uso do uso do multi idioma do aparelho.
Quais celulares podem testar o Android 14?
Até o momento, somente os celulares da própria Google e seus usuários podem testar o sistema operacional do Android 14. Então, vamos para tais modelos:
- Pixel 4a 5G;
- Pixel 5
- Pixel 5a
- Pixel 6
- Pixel 6 Pro
- Pixel 6a
- Pixel 6a Pro
- Pixel 7
- Pixel 7 Pro
Perceba que, só alguns destes modelos estão para vender no Brasil. Além disso, durante o evento anual I/O, uma conferência de programadores, é de se esperar que sejam divulgadas novas informações sobre o funcionamento do Android 14.