A inteligência artificial veio para ficar e está aparecendo em diversas ferramentas do dia a dia. Enquanto o Bard não se aprimora, o Google anunciou recursos com IA no Google Tradutor. Veja o que mudou.
Leia mais: Briga de titãs: Google anuncia o Bard, seu concorrente ao ChatGPT
Em nota enviada à imprensa, a empresa de tecnologia afirmou que as novas funcionalidades começarão a aparecer aos usuários ainda em fevereiro. Além disso, garantiu que as ferramentas estarão disponíveis tanto para a versão web quanto para os aplicativos.
Como funcionará a IA no Google Tradutor?
Principalmente, dando um contexto às suas traduções. Sabe quando você vai traduzir uma palavra que tem vários significados e você não sabe direito qual deles é o mais apropriado? A ferramenta te ajudará.
“Independente da situação, você terá o que for necessário para traduzir com precisão e usar as frases certas, assim como expressões da língua local ou as palavras apropriadas”, informou a Google em nota.
Por enquanto a IA está disponível apenas inglês, francês, alemão, japonês e espanhol. A ideia é que o recurso chegue a outros idiomas com o passar do tempo.
Mais novidades
Além da tradução com contexto, a Google anunciou que agora as traduções têm “fonte dinâmica que se ajusta automaticamente à medida que o texto é digitado. Haverá, ainda, traduções alternativas e definições de dicionário para que a experiência fique o mais rica possível.
A possibilidade de traduzir imagens também foi aprimorada. Com o uso do Google Lens, o usuário poderá pesquisar e traduzir o que vê, apenas apontando a câmera do celular.
O Google Tradutor também deverá ser mais acessível e legível, de acordo com o texto enviado à imprensa. Para isso, a empresa estuda fazer a seleção de idioma com poucos cliques, segurando o botão de idioma para escolher rapidamente.
Mais idiomas no Google Tradutor
Por fim, a empresa informou que adiciona mais 33 idiomas no aplicativo, incluindo: basco, corso, havaiano, hmong, curdo, latim, luxemburguês, sundanês, iídiche e zulu.