A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou esta semana os feriados bancários válidos para 2023 no Brasil. As datas começam nos dias 20 e 21 deste mês, por conta do Carnaval. Outros dias apontados pela entidade também merecem atenção dos correntistas. Confira abaixo.
Leia também: Calendário de feriados 2023: veja quando você vai folgar (ou não) este ano
Com a divulgação das datas, a entidade orienta os correntistas a utilizarem preferencialmente os canais digitais de seus bancos, como sites e aplicativos, nos dias que não houver expediência nas agências.
A decisão é orientada pela Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera sábados, domingos e feriados de âmbito nacional para as operações bancárias no Brasil.
Quais são os feriados bancários deste ano?
Segundo a Febraban, além dos dias 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), serão considerados feriados bancários em 2023:
- Sexta-feira Santa (07 de abril);
- Tiradentes (21 de abril);
- Dia do Trabalho (1 de maio);
- Corpus Christi (8 de junho);
- Independência do Brasil (7 de setembro);
- Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro);
- Finados (2 de novembro);
- Proclamação da República (15 de novembro);
- Natal (25 de dezembro).
Além dessas datas, dois dias do ano terão atendimento em horário especial: 22 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas), com atendimento a partir do meio-dia, e no dia 29 de dezembro, último dia útil do ano, em que as agências bancárias tradicionalmente não abrem ao público.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte à data, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban. “Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, afirma.