O Google passa a contar com ferramentas de pesquisa em linguagem generativa de inteligência artificial nos resultados de busca. Esse foi o anúncio feito por Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior da companhia nesta quarta-feira, 8, durante um evento em Paris.
Leia mais: ChatGPT: 5 coisas que a Inteligência Artificial faz e que são de dar medo
Igualmente, nesta terça-feira, 7, a Microsoft já havia anunciado planos de integrar a inteligência artificial ao seu mecanismo de busca, o Bing. Vale lembrar é a Microsoft é responsável por um investimento multibilionário na empresa OpenAI, criadora do ChatGPT.
Ainda diante deste cenário, o Google anunciou no início da semana, o seu próprio chatbot de inteligência Artificial, o Bard. Em suma, a tecnologia será um concorrente direto do ChatGPT.
AI na ferramenta de buscas do Google
O CEO do Google apresentou alguns detalhes da ação. Na prática haverá a integração de um chatbot na ferramenta de buscas do Google. Ou seja, o uso da Inteligência Artificial será uma opção a mais para o usuário.
Isso porque, além das respostas tradicionais, o modelo baseado na Inteligência Artificial também irá contribuir, como uma espécie de ajudante. Assim, a expectativa é que as respostas oferecidas sejam concisas, organizadas e de fácil compreensão pelo usuário.
A expectativa é que os recursos de inteligência artificial também consigam aplicação em buscas visuais. Um destes casos seria, por exemplo, o aplicativo “Lens”, de pesquisa visual. Muito em breve será possível pesquisar sobre algum vídeo ou captura de tela a partir da ferramenta em conjunto com a AI.
Ou seja, será possível pegar elementos de um vídeo, como a referência a um ponto turístico, e conseguir mais informações a seu respeito com um único clique.
Por fim, para o futuro se espera ir além, a partir da escolha de modelos híbridos de pesquisa, como imagem, texto e localização.
Imagem: Vitor Miranda / Shutterstock.com