A plataforma de inteligência artificial chinesa MOSS, que chegou no mercado para concorrer com o ChatGPT, ficou fora do ar poucas horas após seu lançamento na última segunda-feira, 20. A queda foi motivada pela alta demanda de usuários.
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O modelo de IA vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, como é o caso do ChatGPT da OpenAI, do Bard do Google, e do Bing Chat da Microsoft. O MOSS é uma criação da Universidade de Fudan, uma das maiores instituições da China.
Apesar do esforço para acompanhar as tendências desse setor da tecnologia, os criadores não esperavam que a busca seria tão grande. Segundo informações da agência de notícias Reuters, a plataforma ficou no ar por cerca de 12 horas até ser derrubada. A universidade decidiu impedir o acesso do público à IA chinesa enquanto busca alternativas para lidar com o imenso volume de acessos.
Durante o lançamento, alguns usuários tiveram acesso imediato ao recurso, enquanto outros tiveram que se inscrever em uma lista de espera para usar o chatbot.
Próximos passos
A inteligência artificial tem um vocabulário com mais de 300 bilhões de palavras em inglês, embora só esteja disponível na China. Segundo o blog Gizmochina, o programa só conhece cerca de 30 bilhões de palavras em chinês.
Exatamente por isso, o próximo passo da empresa é ampliar o vocabulário do MOSS em chinês para conquistar o público de casa. Por outro lado, ao chegar ao mercado com tanto conhecimento de inglês, ele pode competir com rivais como ChatGPT, Bing Chat e Bard.
O recurso, assim como seus concorrentes, ainda é uma tecnologia em evolução. Neste momento, a plataforma chinesa está bem atrás do ChatGPT porque possui menos parâmetros, o que reduz sua capacidade em relação ao produto da OpenAI.