O colapso da FTX em novembro passado parece ter sido o evento que faltava para os países agirem de forma mais incisiva com regulações no mercado cripto. Nos EUA, reguladores estaduais e federais estão deixando investidores receosos e retiradas em massa já começaram.
Leia também: Lei que regulamenta mercado de criptoativos é sancionada sem vetos
No mundo todo, mas especialmente por lá, o mercado de criptoativos explodiu em uma indústria de trilhões de dólares, mas começou a desmoronar no ano passado.
Após o pedido de falência da FTX, até então um dos principais players do mercado, a retórica de reguladores de mander essa indústria e a segurança de quem investe nela sob controle tem trazido uma série de incertezas e caos.
Isso acontece especialmente nos EUA, onde pode haver regulações estaduais, com cada estado definindo suas próprias regras, além de normas federais, válidas em todo o território americano.
Por que as regulações no mercado cripto estão preocupando investidores americanos?
Enquanto diretrizes federais não chegam, muitas das regras que estão surgindo aparecem de forma impositiva e podem mudar. Os investidores estão se mostrando preocupados, então, por não terem previsibilidade do que fazer.
“A regulamentação por imposição é complicada para os entusiastas de criptomoedas”, disse Marcus Sotiriou, analista de mercado da corretora de ativos digitais GlobalBlock, em nota para a CNN. “As pessoas estão tentando desesperadamente descobrir como oferecer um produto legalmente enquanto não recebem nenhuma orientação.”
Por outro lado, tanto os senadores americanos quanto os órgãos de regulação reafirmam o discurso de que os riscos dos criptoativos não migrem para o sistema bancário, gerando uma crise bancária mundial ainda maior que a do começo do século, com a especulação imobiliária nos EUA.
“É importante que os riscos relacionados ao setor de criptoativos que não podem ser mitigados ou controlados não migrem para o sistema bancário”, disseram eles em um comunicado – a primeira declaração conjunta sobre cripto do Federal Reserve, o Federal Deposit Insurance Corporation e o Escritório do Controlador da Moeda.
As investidas regulatórias têm tirado a paz dos investidores. Após sofrer uma medida punitiva da Comissão de Segurança e Câmbio (SEC) americana, a Binance teve um dos seus piores dias de saques na segunda-feira (20), da stablecoin feita em parceria com a Paxos, punida pela SEC. Os investidores retiraram US$ 873 milhões em um único dia.