iPhone 15: Apple pode limitar acesso ao USB-C para torná-lo exclusivo

Rumores indicam que a Apple está trabalhando para limitar a porta USB-C do iPhone 15. Objetivo é dificultar o uso de acessórios piratas.



Apple vem sendo pressionada pelo mercado e pelas legislações da União Europeia a adotar o padrão USB-C em seus celulares. Uma boa notícia é que, finalmente, a empresa pode ceder e introduzir a mudança de entrada nos aparelhos neste ano com o iPhone 15.

Leia mais: Apple: modelo poderoso de iPhone deve custar ainda mais que o Pro Max

No entanto, os mais recentes rumores sobre o assunto indicam que a Apple estaria trabalhando para limitar a porta USB-C do iPhone 15 e dificultar o uso de acessórios não certificados pela empresa.

A informação foi publicada por um usuário da rede social chinesa Weibo que afirma ter experiência de 25 anos trabalhando em processadores na Intel. Segundo ele, a Apple estaria buscando limitar os modelos de iPhone 15 para não funcionarem com qualquer cabo USB-C, ou seja, seria de uso exclusivo para cabos e acessórios certificados.

Como fica a situação do USB-C, de acordo com o rumor

Atualmente, os conectores USB-C possuem em suas pontas um microchip que possui o intuito de identificar padrões de carregamento, velocidade de transferência, além de confirmar a sua autenticidade.

A publicação no Weibo conta que a Apple desenvolveu sua própria variante de USB-C para a linha ‌iPhone 15‌, um microchip dedicado que seria utilizado em cabos e acessórios feitos para iPhone — os Made For iPhone (MFi).

Com isso, ao tentar utilizar cabos de carregamento não certificados por MFi, uma aviso na tela como “este acessório não é compatível”, pode aparecer quando o usuário tentar conectá-los nos dispositivos Apple. Assim, não será possível recarregar seu modelo de iPhone com algum cabo USB-C presente em casa, mesmo que ele seja confiável.

Apple contra a pirataria

A ação da Apple de criar acessórios originais permite que a empresa lide com itens falsificados e potencialmente perigosos, além de incentivar os clientes a adquirem produtos genuínos do iPhone para receber uma comissão sobre os acessórios certificados pela MFi.

Até o momento, não existem mais detalhes sobre os rumores. No entanto, mais informações devem surgir nos próximos meses, à medida que a empresa avança no desenvolvimento da linha iPhone 15.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário