A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou de iniciar uma campanha que tem sido tratada por muitos como o fim do IPTV no país. A movimentação, que acompanha o bloqueio do IP das TV Box piratas no território nacional, mira apenas nas alternativas ilegais de IPTV.
Leia também: Medo da multa da Anatel? Veja quais são os IPTVs autorizados no Brasil
Bastante populares no país, esses aparelhos são alternativas utilizadas para quem quer ter acesso, mesmo que de forma ilegal, a canais de TV pagos e serviços de streaming.
As TV Box que estão na mira da Anatel são as de modelos considerados clandestinos porque não têm nenhum tipo de certificação legal que libera o seu uso no país. A estimativa da agência é que existam entre 5 e 7 milhões de aparelhos do tipo em situação irregular no Brasil.
Como será tomada a medida que marca o fim do IPTV pirata no Brasil?
Segundo a agência, o bloqueio do sinal será feito de forma remota pelos fiscais da agência em parceria com provedores de internet no país. Isso deve começar na próxima semana e seguir de forma gradual, ou seja, sempre que o IP do produto não for identificado como verdadeiro.
Com isso, é possível e esperado que as cerca de 7 milhões TV Box piradas sejam bloqueadas em breve. Produtos legalizados, como os vendidos pela Amazon, Google, Realme e ZTE não serão afetados pela medida.