Não podem estragar: 5 carros mais caros para consertar em 2023

Esses carros podem ser mais caros e difíceis de reparar em caso de acidente ou problema mecânico. Portanto, atenção se pensa em ter um deles.



Ao comprar um carro seminovo, é importante considerar não apenas a economia de combustível, mas também o custo de manutenção e reparação. O Índice de Manutenção Veicular (IMV) do Cesvi Brasil pode ser uma boa referência para verificar a facilidade e os custos de reparo dos diferentes modelos.

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Entre os modelos citados, o Jeep Renegade, o Citroën C4 Lounge, o Fiat Palio, o Nissan Versa e o Toyota Corolla receberam pontuações relativamente baixas no ranking do IMV, o que significa que podem ser mais caros e difíceis de reparar em caso de acidente ou problema mecânico.

Porém, é importante lembrar que o IMV é apenas uma referência e que outros fatores, como a qualidade das peças e a disponibilidade de mão de obra especializada, também podem afetar o custo e a facilidade de reparo de um carro seminovo.

Confira quais os carros mais caros de se consertar em 2023:

Toyota Corolla

O Toyota Corolla é um sedã médio que é bastante popular em todo o mundo, incluindo no Brasil. No entanto, de acordo com o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do Cesvi Brasil, o modelo pode ser um pouco problemático na hora de fazer reparos.

O Corolla recebeu 54 pontos dos 60 possíveis no ranking do IMV, tornando-se um dos modelos seminovos mais caros para reparar. O modelo mais antigo é da geração 11, que foi produzido entre 2014 e 2018. Já a geração 12, lançada em 2019, ainda está em produção.

O Corolla é oferecido no Brasil com motor 2.0 flex de até 177 cv de potência, além do híbrido com motor 1.8 de ciclo Atkinson e motor elétrico, que juntos entregam 123 cv. Ambos os motores são acoplados a uma transmissão automática do tipo CVT.

De acordo com o Cesvi, são necessárias 14 horas para reparar a dianteira do Corolla e 16 horas para consertar a traseira. A cesta de peças para o modelo custa R$ 42.506.

Citroën C4 Lounge

O Citroën C4 Lounge recebeu uma pontuação de 58 pontos pelo Cesvi Brasil. Embora o sedã médio tenha sido descontinuado em 2020, apenas dois anos após uma reestilização.

O C4 Lounge foi lançado no mercado brasileiro em 2013, depois do sucesso do C4 Pallas nos anos anteriores. O veículo estava disponível com um motor 2.0 aspirado, que produzia 151 cv de potência e 21,7 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.

A versão mais desejada, no entanto, possuía um motor 1.6 turbo com capacidade de entregar 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, também equipado com uma transmissão automática de seis marchas.

Em relação às avarias, são necessárias 15 horas para consertar a parte dianteira do C4 Lounge e 12 horas para reparar a parte traseira. Além disso, a cesta básica de peças do sedã tem um valor estimado em R$ 44.901. O Citroën C4 Lounge era uma opção mais acessível em comparação a outros sedãs médios.

Jeep Renegade

O Jeep Renegade recebeu uma pontuação de 54 pontos no ranking do IMV do Cesvi Brasil. Lançado em 2015, o modelo já passou por dois facelifts em 2018 e 2022, mas o balanço da entidade considera o veículo apenas até o ano de 2020.

Na época avaliada, o Jeep Renegade possuía um motor 1.8 aspirado de 139 cavalos de potência e 19,2 kgfm de torque, disponível com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. A versão diesel do veículo era equipada com um motor 2.0 turbo de 170 cavalos de potência e 35,5 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de nove marchas.

De acordo com o Cesvi, o reparo da dianteira do Jeep Renegade leva cerca de 10 horas, enquanto o da traseira leva aproximadamente 8 horas. A cesta de peças do veículo está avaliada em R$ 36.432.

Fiat Palio

O Fiat Palio da última geração recebeu a pontuação máxima do ranking do Cesvi Brasil entre os hatches compactos, com 60 pontos. Essa avaliação considerou a geração mais recente do modelo, que esteve em linha até 2020.

O Palio foi oferecido com três opções de motorização: um motor 1.0 de 75 cv e 9,9 kgfm de torque nas versões de entrada, um motor 1.4 de 88 cv e 12,4 kgfm de torque nas versões intermediárias, e um motor 1.6 de 117 cv e 16,8 kgfm de torque na versão topo de linha. Todas as versões possuíam câmbio manual de cinco marchas, mas algumas unidades foram vendidas com a transmissão automatizada Dualogic.

O Cesvi afirma que o reparo da dianteira do Palio leva cerca de 30 horas, enquanto o reparo da traseira exige aproximadamente 42 horas. Além disso, a cesta básica de peças do modelo está avaliada em R$ 18.572.

Caoa Chery Tiggo 2

Concluímos a relação com outro modelo que cessou sua produção recentemente no Brasil. O Caoa Chery Tiggo 2 recebeu 60 pontos do Cesvi, mas já não é mais fabricado em Jacareí (SP) desde o ano passado.

O Tiggo 2 foi comercializado no Brasil com motor 1.5 flex aspirado que alcança 115 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, disponível com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro.

De acordo com o Cesvi, o reparo da dianteira do Tiggo requer cerca de 36 horas de trabalho de um mecânico, enquanto a traseira necessita de 15 horas. A cesta básica de peças do hatch está avaliada em R$ 29.095.




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