Não saia sem guarda-chuva: tempo instável e muitos temporais no Brasil no pré-Carnaval

A quinta-feira pré-Carnaval promete tempo instável e muitos temporais pelo país, segundo Climatempo.



O Carnaval está chegando, a expectativa está alta e o calor também. No entanto, o ar quente e úmido que se espalha pelo país deve trazer novidades nada agradáveis para quem quer aproveitar o feriadão para descansar ou curtir. A previsão é de tempo instável e muitos temporais pelo país.

Leia também: Folia debaixo de chuva? Confira a previsão do tempo para o Carnaval

Nas regiões Norte e Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) espalha nuvens de chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. Enquanto isso, no Sul, nuvens carregadas vindas do Paraguai e da Argentina devem avançar sobre toda a região e o Mato Grosso do Sul, trazendo temporais.

A Climatempo emitiu alertas de temporais e chuvas muito volumosas para a região oeste do Paraná, com riscos de enchentes e alagamentos. Há ainda alerta de temporais nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de janeiro, Minas, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Ceará, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima.

Confira a previsão por região, tempo instável e muitos temporais são esperados

Além dos alertas, a Climatempo também emitiu a previsão da quinta-feira pré-Carnaval por regiões. Confira abaixo. Os dados são válidos até as 10h da sexta-feira (17).

Região Sul

Áreas de instabilidade atuam sobre o Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas sobre toda a Região. No Rio Grande do Sul, no oeste e no sul de Santa Catarina, o sol predomina pela manhã e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite.

Já o norte e o leste catarinense e o Paraná têm muitas nuvens o dia todo e várias pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora. A chuva deve ser muito volumosa no oeste do Paraná. Há alerta para temporais nos três estados.

Região Sudeste

Áreas de instabilidade crescem sobre a Região Sudeste espalhando muitas nuvens carregadas por todos os estados. Só não deve chover no extremo norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia.

Todas as outras áreas do Sudeste têm mais um dia abafado, com períodos com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e em parte da noite. Pode chover forte nas regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio De Janeiro e de Belo Horizonte.

A cidade do Rio de Janeiro deve ser a capital mais quente do país.

Região Centro-Oeste

A maioria das áreas da Região tem um dia com períodos de sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva pode ser forte, mas não se prolonga por muito tempo.

Áreas de instabilidade ficam mais persistentes sobre o sul de Mato Grosso do Sul, onde chove várias vezes, a qualquer hora do dia. A chuva pode ser volumosa em algumas áreas desta região.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade da da Zona de Convergência Intertropical aumentam a nebulosidade e as condições para chuva sobre parte do Nordeste. O tempo fica seco, sem previsão de chuva apenas em Sergipe, no sertão de Alagoas e no sudoeste e no nordeste da Bahia. No Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, o dia é com muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva com raios a qualquer hora.

As demais áreas da Bahia, Alagoas e Pernambuco também podem ter pancadas de chuva, mas com a presença do sol na maior parte do dia.

Região Norte

Muitas áreas de instabilidade continuam ativas sobre a Região Norte do Brasil, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido. Toda a Região tem muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte. A proximidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – reforça a chuva sobre o Pará e o Amapá.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário