Ainda que o óleo vegetal possa ser tratado como um resíduo orgânico, não é recomendado jogá-lo no ralo da pia após o uso. Infelizmente, muitas pessoas acabam descartando a gordura dessa forma, provocando entupimentos. Nesse caso, o cano pode estourar, resultando em prejuízos. Portanto, você consegue prevenir esses problemas ao escolher maneiras reconhecidamente sustentáveis de se livrar dos óleos, sem comprometer sua casa e o meio ambiente.
Veja também: 1 litro de óleo de cozinha pode durar até 3 meses: truque é ESTE aqui
Como fazer o descarte do óleo de cozinha corretamente
1. Busque empresas que realizam a coleta de óleo velho
Muitas organizações recolhem o óleo usado na cozinha doméstica e até oferecem um valor por isso. Essa abertura acontece devido à possibilidade de fabricar tintas, vernizes e combustível a partir da matéria prima. Grandes restaurantes já utilizam esse programa de reciclagem, a fim de destinar corretamente os componentes que foram usados em larga escala.
2. Tente reutilizar a gordura com responsabilidade
Nem todo tipo de fritura exige que você jogue a gordura fora, porque há alguns preparos rápidos que deixam a panela praticamente limpa. Sendo assim, reserve-o em um recipiente e faça o reuso pelo de duas a cinco vezes. Além de promover a economia, facilita o armazenamento até que os restos sejam entregues a uma empresa que recicla ou faz o reaproveitamento.
3. Atente-se aos programas de reciclagem do seu município
Muitas cidades oferecem postos de descarte estratégicos, procurando atender a políticas sustentáveis. Parte das pessoas colocam o óleo em uma garrafa plástica, acreditando que a separação é suficiente, porém, os riscos de vazamentos são grandes. A substância pode parar na natureza, prejudicando a saúde de animais e contaminando o solo, tornando-o infértil.
4. Procure produtos solidificantes e quem faz sabão
Em algumas regiões, é possível encontrar um sachê solidificante nos supermercados. Este produto solidifica o óleo, deixando-o com uma consistência firme, apropriado para o descarte em aterros sanitários, onde as bactérias poderão decompor o resíduo. Alguns artesãos também recolhem os óleos vegetais para a confecção de sabão caseiro.