Em qualquer cidade brasileira, um dos problemas campeões de reclamação diz respeito aos buracos no asfalto. Especialmente em épocas de chuva, é normal que os temidos buracos voltem a aparecer e que novos surjam para piorar a situação. Aliás, você já se perguntou por que um velho buraco sempre volta no asfalto?
Veja também: 3 novas multas de trânsito estão virando o pesadelo dos motoristas
A questão é comum e muita gente tem essa dúvida. Afinal, a prefeitura faz a obra de recapeamento das ruas, mas basta alguns dias de chuva para que o velho conhecido buraco dê as caras novamente.
Por que o buraco antigo sempre reaparece no asfalto?
De acordo com diversos especialistas sobre o tema, a verdade é que esta não é uma resposta tão simples de ser dada. No entanto, se o problema é persistente e o buraco já foi tampado várias vezes, existe algum erro que precisa ser resolvido.
Na verdade, nenhum buraco solucionado deveria se tornar problema novamente nas ruas das cidades brasileiras. Isso pode acontecer por alguns motivos, como:
- Utilização de materiais de má qualidade ou inadequados;
- Erro na obra de execução do serviço anterior;
- Estrutura insuficiente para o tráfego da região;
- Pavimento original em estado precário;
- Ausência de sistema de drenagem adequado.
O último fator é um dos mais comuns em épocas de chuva. Isso porque o acúmulo de água no solo pode enfraquecer o asfalto e criar buracos na rua. Os buracos antigos que foram tampados podem ser mais frágeis do que as demais estruturas. Assim, o excesso de água faz com que eles ressurjam.
Consertos emergenciais
Muitas prefeituras do Brasil realizam obras emergenciais, conhecidas como “tapa-buraco”. Elas consistem apenas em um reparo urgente do buraco ou dos buracos apontados pelos moradores.
Nessa hora, uma nova carga de asfalto é despejada, mas ela não é tão durável quanto se imagina. Toda a estrutura deve ser refeita para que o resultado seja animador.
Asfalto sem buraco?
Saiba que é possível ter um bom asfalto sem a presença de buracos, basta que cada uma das etapas necessárias ao processo seja respeitada. Isso porque as ruas são construídas em camadas: sub-leito, sub-base, base, camada de ligação (Binder) e revestimento asfáltico – este último é o que costuma gerar os danos.