O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, retornará para o mundo da política pela primeira vez após o fim do governo Bolsonaro. A informações foi confirmada no início desta semana pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Leia mais: Governo paga R$ 100 para quem praticar exercícios físicas; conheça o benefício
O cargo ocupado por ele não será no governo federal, ao contrário do que muitos pensaram ao ler ou escutar a notícia. O economista será presidente de um conselho estadual ligado à economia que ainda não foi criado.
“A gente vai montar um conselho junto ao governo do estado, vai ter economistas de ponta e especialistas de algumas áreas importantes. E o Paulo Guedes vai fazer parte desse conselho. Não só fazer parte, mas presidir esse conselho”, explicou Tarcísio.
“Vamos ter três economistas de ponta — vamos ter alguns especialistas em algumas áreas que são importantes —, e o Paulo Guedes não só vai fazer parte desse conselho, como vai presidir esse conselho”, completou.
O governador de São Paulo elogiou o trabalho do ex-ministro e afirmou que ele é “qualificadíssimo” e “genial”. Segundo Tarcísio, ele foi responsável por fazer o Brasil enfrentar e transpor a “crise horrorosa” pela qual passou.
Proposta anterior
Em dezembro, Guedes foi convidado para assumir a Secretaria da Fazenda de São Paulo, mas declinou o convite. Quem ocupou a chefia da pasta foi Samuel Kinoshita, ex-assessor do ex-ministro e membro do conselho fiscal do Banco do Brasil.
Tarcísio de Freitas e Paulo Guedes foram ministros lado a lado durante quase todo o governo Bolsonaro. Segundo o governador, é “um luxo” ter o economista no governo paulista.