Posso beber leite ou não? Veja lista de pessoas com restrição

Confira quais são os grupos de pessoas que devem evitar o consumo de leite para proteger a saúde. Pessoas que possuem intestino sensível são um exemplo.



A nutrição é uma área que está em constantes avanços e mudanças. Isso porque todo ano se descobrem novas funções e combinações para os nutrientes dos alimentos. Assim, um item que deveria ser evitado no passado, acaba sendo indicado desde que tenha uma combinação específica. Da mesma forma, alguns alimentos que sempre foram muito consumidos, se mostram pouco nutritivos em determinadas situações.

O leite de vaca é um exemplo de alimento que sempre foi amplamente consumido, mas que hoje enfrenta restrições. Sabe-se que pessoas adultas não devem consumir leite puro demasiadamente. Ainda que crianças se beneficiem da bebida, o organismo maduro encontra algumas resistências a ela.

Quem não deve tomar leite?

Abaixo, estão listados três grupos de pessoas que precisam evitar o consumo de leite:

1 – Pessoas com ossos frágeis ou com osteopatias

Pode ser uma surpresa para muita gente, mas o leite não é sinônimo de ossos saudáveis. Na verdade, alguns estudos pelo mundo sugerem que a bebida pode fragilizar ainda mais a estrutura óssea.

2 – Pessoas que têm propensão a desenvolver acne

O leite proporciona o aparecimento de acnes – espinhas e cravos. Isso decorre da concentração de gordura animal presente no laticínio.  Uma pesquisa de 2019, relata que o consumo de leite está associado à acne grave ou moderada. Isso foi observado em pessoas que consumiam leite integral durante três ou mais dias por semana.

3 – Pessoas que possuem intestino sensível

O consumo de leite já não era muito indicado por sua digestão dificultada na vida adulta. Porém, alguns pesquisadores associaram a bebida com inflamações no sistema digestivo. A bebida afetaria a estrutura das paredes intestinais e facilitaria a passagem de microrganismos e substâncias para a corrente sanguínea.

Possível benefício do leite

Em contrapartida aos malefícios, pesquisas recentes apontam que o consumo de leite protege o sistema vascular das lesões causadas pela hiperglicemia. No caso, essa função foi percebida apenas na hiperglicemia pós-prandial (que ocorre após uma refeição).

Assim, o consumo de leite durante ou pouco antes de uma refeição tem poder de proteger o organismo da hiperglicemia que aparece depois. Os estudos continuam, mas há indícios suficientes para apontar este grande benefício do leite in natura. Vale destacar que, neste caso, o consumo é feito com moderação e exclusivamente próximo de outras refeições.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário