Dinheiro, sucesso e prosperidade ficam em primeiro lugar quando o assunto é felicidade? Pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, aponta que o grande segredo para ser feliz é outro: ter bons amigos.
Leia também: Dieta da felicidade: 4 alimentos que vão te deixar MUITO FELIZ
Em entrevista concedida ao Dily Mail, o psiquiatra Robert J Waldinger, que é o atual supervisor da pesquisa, afirmou que “bons relacionamentos não apenas nos fazem felizes ao longo da vida, mas também mantém nossos corpos e cérebros mais saudáveis.”
O estudo, que recebeu o nome de The Good Life, avaliou, por 80 anos, mais de 700 homens e seus respectivos filhos. Resultados do levantamento foram publicados em janeiro de 2023, em um livro.
Além de ter bons amigos, que propicia uma conexão social forte e impacta diretamente na saúde e vida longa das pessoas, outros segredos para encontrar a felicidade também foram listados no exemplar.
Anotar o nome daqueles que apoiam você é um deles, assim como checar se essas mesmas pessoas também estão recebendo seu apoio. Para ajudar nesse levantamento, a sugestão dada é dividir os aspectos analisados em categorias. Por exemplo: crescimentos e aprendizado, confiança e proximidade emocional, segurança e proteção, lazer e diversão.
Felicidade é um processo
Outro ponto é entender que a felicidade é um processo e não o destino. E mais, que a vida perfeita não existe. Assim como os momentos de alegria, leveza e conquistas, as etapas difíceis, turbulentas e repletas de desafios também fazem parte da caminhada e, ao lado de pessoas que apoiam seus processos, é possível lidar melhor com as situações diversas e permanecer feliz.
Outro segredo é refletir e não somente existir. Observar, entender o que acontece em cada situação, aprender com o erro ou experiência e ainda buscar melhorar na próxima. Tudo isso se reflete em uma abordagem mais sábia sobre a vida e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.
A felicidade pode ser encontrada a qualquer momento. Não importa a idade ou circunstancias, é possível se reinventar, socializar, conectar e ser feliz.