Ter atenção com a alimentação é uma característica comum em pessoas que possuem diabetes. Afinal, para evitar um aumento repentino da glicose, é necessário cuidado com o consumo diário de certos alimentos, como carboidratos e aqueles que aumentam consideravelmente a quantidade de açúcar no sangue.
Apesar de serem considerados “vilões da dieta”, os carboidratos, na realidade, são a principal fonte de energia do corpo. Por isso, assim como os demais nutrientes, eles também são essenciais para proporcionar o bem-estar do organismo, devendo ser consumidos da maneira correta para não aumentar o índice glicêmico.
Pensando nisso, veja a seguir algumas opções de café da manhã para diabéticos consumirem de maneira mais saudável.
Opções de café da manhã para diabéticos
Cardápio 1
- café ou mate caseiro (com adoçante natural, se necessário);
- 1 fatia de pão de forma integral (sem açúcar);
- 2 fatias de queijo minas padrão.
Cardápio 2
- limonada caseira (com adoçante natural, se necessário);
- uma crepioca: 1 ovo batido com 1 colher (sopa) tapioca + 1 colher (chá) chia + queijo minas padrão picado (no modo de preparo, basta misturar os ingredientes – exceto o queijo – e jogar na frigideira).
Cardápio 3
- 200 ml iogurte desnatado;
- 1 porção de fruta (como, por exemplo, 1/2 mamão papaia ou 1 banana prata ou 8 morangos);
- 1 colher (sopa) farelo de aveia ou farinha de linhaça.
Nutricionistas reforçam que o consumo de carboidrato deve ser priorizado na parte do dia, período do tempo que o corpo mais necessita de energia. No período da noite, o consumo do ingrediente deve ser regulado, pois costuma ser o momento de descansar e dormir, o que exige menos gasto energético pelo organismo.