O mercado de influenciadores digitais tem se tornado cada vez maior no Brasil, principalmente pelo surgimento e crescimento de novas plataformas, como o TikTok. No entanto, mesmo com a profissionalização dos criadores de conteúdo, o mercado ainda encontra diversos desafios, desde as dinâmicas de contratação até a entrega do conteúdo entregue às marcas.
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Além disso, um dos principais fatores de discussão no mercado dos influenciadores digitais é a respeito da precificação. Isso devido ao preço cobrado ainda ser um problema para muitos profissionais, visto a dificuldade de estabelecer parâmetros ou determinar valores médios.
Pensando nisso, a Forbes Brasil solicitou que a MField estimasse o valor médio pago aos influenciadores brasileiros. O levantamento foi realizado de acordo com o número de seguidores. No entanto, a empresa alerta que esse parâmetro não é o suficiente para determinar o preço a ser cobrado ou o alcance de um influenciador.
Quanto recebe um influenciador por publicidade?
Além da quantidade de seguidores que um determinado influenciador possui, é necessário levar em consideração também outros pontos, como: qualidade do conteúdo entregue, relevância, fidelidade da comunidade e audiência. Assim, um perfil com até 10 mil seguidores recebe, em média, cerca de R$ 7.248,00 por ação realizada.
Dessa forma, vale ressaltar que os valores consideram uma ação composta por post + stories ou estratégia definida, não sendo esse o valor pago apenas por um post. Já para os influenciadores que possuem entre 10 a 100 mil seguidores, os valores podem se aproximar a R$ 14.538.
E os valores não param por aí! Um perfil com mais de 100 mil e menos de 1 milhão de seguidores pode cobrar até R$ 24 mil por ação, enquanto os criadores com até 5 milhões de usuários podem exigir valores de até R$ 78 mil. Além disso, ao ultrapassarmos a faixa dos 10 milhões de seguidores, os valores também ficam um pouco mais caros: R$ 182 mil.
Sendo assim, a média de valor pago por ação para os influenciadores brasileiros chega a R$ 34 mil.
Mercado de influenciadores se profissionalizou
De acordo com o diretor artístico e sócio da MField, Victor Godoy, antigamente o influenciador era visto como alguém que fazia apenas posts publicitários e criação de conteúdo. No entanto, as funções desses profissionais vai muito além desses dois elementos, que são de extrema importância para as ações.
“De forma direta, a tendência agora é que os influenciadores se tornem sócios de negócios (DNVB), e o foco está mais em saber como usar o trabalho das redes sociais para impulsionar as empresas do que apenas vender espaços nos stories ou feed. Até mesmo as publicidades devem ficar mais elaboradas e criativas”, afirma Godoy.