Quem não gostaria de ter um detector de mentiras natural? Ou seja, uma forma de identificar toda vez que alguém está faltando com a verdade? Isso ainda não existe, porém existem sinais que podem ser observados para identificar uma mentira.
Veja também: Quer saber se você namora uma pessoa cacto? Basta olhar ESTES sinais
Claro que eles não são um decreto de mentira, afinal existem pessoas que são mais fechadas, ou mesmo podem estar nervosas por outro motivo. Porém, se você já desconfia de algo, fique atento aos sinais.
1. Pouco contato visual
Quando alguém está mentindo, evita contato visual com a pessoa que está sendo enganada. Ou seja, os mentirosos se sentem desconfortáveis e culpados, o que os leva a evitar o olhar direto nos olhos da outra pessoa.
2. Quem mente pode dar respostas evasivas
Uma pessoa que está mentindo para você responde de forma evasiva a perguntas diretas. Dessa forma, o indivíduo muda de assunto, responde vagamente e dá respostas incompletas.
3. Respostas muito detalhadas
Por outro lado, quem conta algo que não é verdade também pode dar respostas detalhadas demais, tentando parecer mais confiável. Ou seja, pode incluir muitos detalhes irrelevantes para desviar a atenção do que importa.
4. Linguagem corporal fechada
Fique atento! Pessoas que estão mentindo na maioria das vezes se sentem nervosas e desconfortáveis, o que aparece na linguagem corporal. Eles podem cruzar os braços, se encolher ou ficar distantes.
5. Mudança de tom de voz
Uma pessoa que está contando uma mentira acaba mudando o tom de voz, deixando-o mais agudo ou mais baixo do que o habitual. Isso pode mostrar que a pessoa está nervosa ou desconfortável.
6. O mentiroso fala muito rapidamente
O mentiroso pode sentir a necessidade de falar muito rapidamente, afinal ele quer sair da situação o mais rápido possível. Ou seja, isso pode ser um sinal de nervosismo ou desconforto.
7. Falar em terceira pessoa
Por fim, quando alguém está mentindo, pode se distanciar da mentira por meio da fala, falando em terceira pessoa ou usando frases genéricas como “algumas pessoas dizem” em vez de assumir a responsabilidade.