Quer tirar a habilitação de graça? Confira as novidades do programa CNH Social

Programa que oferece a habilitação gratuita existe em mais da metade dos estados brasileiros. Veja como participar.



Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poder dirigir um veículo é o sonho de muitos brasileiros. A grande dificuldade é que muitos cidadãos não têm acesso ao documento porque os processos são muito caros, chegando a quase R$ 4 mil em alguns locais do país para quem quer obter mais de uma categoria.

Leia mais: Inmetro: confira os 10 carros que mais gastam combustível no Brasil

Para ampliar o acesso à habilitação, diversos estados brasileiros criaram o programa CNH Social. Em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e autoescolas da região, os governos oferecem a carteira sem custo para a população de baixa renda.

Todos os anos, milhares de vagas são abertas e contemplam pessoas que querem tirar a primeira carteira de motorista, adicionar uma categoria ou até obter a permissão para exercer atividade profissional.

Quem pode se inscrever?

As regras, requisitos e número de vagas são definidas por cada estado ou município. Normalmente, é preciso respeitar as seguintes exigências:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Estar desempregado ou ter renda mensal de até dois salários mínimos.

Também há regras específicas para quem deseja concorrer na categoria estudante, como ter cursado o ensino médio em escola da rede pública. Todos esses detalhes são informados no documento de abertura de vagas para a CNH Social.

Em 2022, milhares de oportunidades serão criadas nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Ceará, Piauí, Amazonas, Mato Grosso do Norte, Pará, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. Além disso, outras unidades federativas também podem aderir ao programa.

Como se inscrever?

As inscrições são recebidas no site do Detran de cada estado e não têm nenhum custo para o participante. Para acompanhar a abertura do processo e não perder a oportunidade de tirar a habilitação de graça, é importante ficar atento à divulgação de novidades no portal do departamento.

Os aprovados não precisam pagar as taxas cobradas pelo Detran, nem qualquer tarifa para realizar o curso de formação nas autoescolas, os exames necessários ou as provas teórica e prática. Em alguns casos, o governo oferece até mesmo mais de uma prova prática gratuita.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário