Após passarem por uma pesquisa, diversas empresas britânicas aprovaram os resultados do projeto que reduz a semana de trabalho para somente quatro dias. Este foi o maior estudo do mundo sobre a redução da jornada semanal de trabalho. Foram 81 empresas de diversos setores em todo o Reino Unido envolvidas no projeto.
Leia mais: Empresa pode lucrar mais se a semana for de 4 dias de trabalho, diz estudo
Dessa forma, grande parte das empresas concluiu que a produtividade foi mantida, enquanto os funcionários afirmavam que o bem estar e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal também melhoraram de forma significante.
Além disso, os dados levantados pelo experimento também mostram que os empregados passaram a ter menos intenção de se demitirem com a semana de trabalho menor. Com somente quatro dias semanais de trabalho, os trabalhadores conseguem se organizar melhor para realizarem suas tarefas e também para passarem mais tempo com suas famílias e afazeres domésticos.
92% das empresas participantes adotaram semana reduzida
O estudo foi realizado por uma organização de pesquisas, a Autonomy. O projeto teve apoio também de um grupo de acadêmicos e da instituição 4 Day Week, que possui sede na Nova Zelândia. Os resultados da pesquisa forma liberados nesta terça-feira (21).
Sendo assim, das 61 empresa que participaram do projeto, 56 delas (92% do total) irão aderir à semana reduzida. Desse total, 18 afirmaram que esse fato irá virar uma política de recursos humanos permanente.
Por fim, a Autonomy afirmou que vários funcionários disseram que valorizaram mais o dia extra de folga do que o salário. Assim, 15% afirmou que nenhuma quantia em dinheiro faria com que eles voltassem a trabalhar em um regime de cinco dias de trabalho.
Resta agora ao restante das empresas analisarem sobre como irão lidar com a preferência dos colaboradores pela semana menor de trabalho, e decidirem se vão aderir a nova rotina ou se irão perder colaboradores.