Carnaval chegando e os próximos dias de fevereiro prometem seguir a tendência do verão: a semana terá temperaturas altas e chuva em diversas regiões do país. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e da Climatempo.
Leita também: Viagens incríveis e baratas para curtir o Carnaval em 2023: destinos imperdíveis
Desta segunda-feira (6) até a próxima sexta (10), ocorre o fenômeno conhecido como interação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que provoca chuvas mais intensas no semiárido, atingindo estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Piauí e Ceará.
Com isso, segundo o Inmet, boa parte do país terá acumulados de chuva maiores que 50 milímetros. Áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem registrar, inclusive, mais de 100 mm.
Outras regiões do país como Roraima e a região Sul podem ter chuvas menos severas, com acumulados inferiores a 30 mm.
Previsão por região: temperaturas altas e chuva
Apesar de todas as regiões do país serem atingidas pelas chuvas e altas temperaturas, algo típico do verão, o resultado para a semana vai variar de região para região. Confira abaixo.
Sudeste
Os maiores acumulados de chuva, segundo o Inmet, devem ficar concentrados em São Paulo, na região centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na região extremo sul do Espírito Santo. Nessas, deve ultrapassar 100 mm. Já na região norte de Minas, deve ficar abaixo de 70 mm.
São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo prometem chuvas todos os dias.
Sul
No Sul do país, apenas áreas no norte do Paraná devem registrar acumulados de chuva maiores que 50 mm. Nos outros lugares, os números devem ficar entre 10 e 30 milímetros.
Enquanto Florianópolis e Curitiba prometem chuvas durante toda a semana, em Porto Alegre ela só deve chegar na quarta-feira (8).
Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste a previsão para boa parte do território ultrapassa os 50 milímetros. Áreas do Mato Grosso do Sul e de Goiás devem ter acumulados de mais de 90 mm, no entanto.
Algumas das cidades nesse estado são Goiânia e Brasília, que devem ter 90% de chance de chuva durante toda a semana. Campo Grande e Cuiabá também, mas com temperaturas mais altas, de até 33ºC.
Norte
No Norte, praticamente toda a região deve registrar acumulados de chuva superiores a 50 milímetros, as exceções são Roraima e o noroeste do Pará (20 mm).
Em quase todas as capitais da região deve chover durante a semana.
Nordeste
No Nordeste, os maiores concentrados de chuva passam de 50mm em áreas do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Nas demais áreas, fica abaixo dos 30 milímetros.
As temperaturas mais altas são esperadas para Maceió, São Luis e Teresina, com até 32ºC.