Os feriados estão em peso no calendário de 2023. Por isso, pode ser que você já tenha marcado uma viagem e queira levar seu animal de estimação. No entanto, seu pet vomita e passa mal quando está dentro do veículo. Se esta é a situação e você não sabe o que pode ser feito, é hora de aprender algumas coisas sobre o assunto.
Veja também: Fortuna de R$ 412 milhões: este é Gunther, um dos cachorros mais ricos do mundo
Claro que se o pet vomita na viagem, ele não faz isso por mal. Aliás, o passeio pode ser ótimo depois que vocês descerem do carro. Contudo, muitos animais são sensíveis a movimentos, como os que ocorrem dentro do veículo em alguma viagem.
O que fazer se seu pet vomita durante a viagem?
Se o pet vomita em uma viagem é porque ele sofre com cinetose, que é uma confusão do sistema vestibular, presente no ouvido interno. Ele é o responsável pelo equilíbrio do animal. Na prática, seria como se o cérebro percebesse o movimento enquanto o bicho está parado. Isso gera confusão, tontura e ânsia.
Cachorros filhotes são os animais que mais sofrem com esse tipo de situação. Então se ele é novinho e tem pouca experiência com movimentação, é bem provável que seu pet vomite em uma viagem.
Cuidado com movimentos demais
Se você não quer passar por essa situação e se preocupa com o bem-estar do animal de estimação, é preciso se atentar a dois fatores principais: movimentos e temperatura.
O excesso de curvas e as movimentações bruscas na viagem somadas à temperatura do carro são os fatores que dificultam o processo. Eles causam tontura e seu pet vomita por conta desse efeito que foi explicado anteriormente.
Tente andar de forma lenta e suave. Se você está com pressa, é melhor nem levar o animal ao seu lado para evitar o problema. Quanto à temperatura, refresque seu companheiro, pois ele tem bem mais dificuldade de se resfriar do que a gente, lembre-se que ele não sua como nós.