Stalkerwares: 8 sinais de que alguém está espionando seu celular via aplicativo

Utilizados para o monitoramento sem consentimento, os stalkerwares ou programas espiões estão cada vez mais populares. Entenda e saiba se proteger.



Com o avanço da tecnologia, a “mania” de espiar a vida de alguém próximo, como um(a) namorado(a) ou amigo(a) ganhou outro nível. Hoje, os stalkerwares, como são chamados os programas espiões, podem ser usados por pessoas mal intencionadas para monitorar cada passo da vida do outro, 24 horas por dia.

Leia também: ALERTA: sem atualização, celulares Samsung correm o risco de invasão

Quando instalados em um celular, eles podem dar a localização geográfica em tempo real, além de abrirem mensagens e até mesmo capturar imagens sem que a vitma perceba.

“Os stalkerwares são usados unicamente com o objetivo de espionagem, ou seja, o outro deseja saber com quem o parceiro andou, com quem falou, quais apps abriu, quanto tempo ficou aberto, o que ela fez nos apps”, explica o professor Vinicius Garcia, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin-UFPE).

Para tentar conter a situação e dar suporte às vítimas, entidades de proteção de dados e segurança digital se uniram para a criação da Coalizão Contra Stalkerware.

Como agem e como perceber os stalkerwares

Segundo levantamento feito pela empresa de segurança digital Kaspersky, que integra a coalizão, 44% dos brasileiros têm receio de que seu parceiro seja capaz de violar sua privacidade digital e 70% não enxergam essa prática como aceitável.

Com isso, fica cada vez mais importante entender como esse tipo de aplicativo espião funciona e como pode ser instalado sem que a vítima perceba. Atualmente, existem duas formas mais comuns.

A primeira é com o parceiro criminoso instalando o aplicativo manualmente no celular da vítima, sem que a pessoa perceba. Isso pode acontecer porque muitas pessoas passam senhas e até mesmo deixam o celular sem nenhum tipo de barreira, voluntariamente.

A segunda é enviando um link malicioso que instala inadvertidamente o aplicativo no celular da vítima. Ao achar que se trata de um link confiável, ela acaba dando acesso ao celular.

Sinais de que você está sendo espionado

Já os sinais de alertas podem ser percebidos observando, principalmente, diferenças no uso do celular. Como o aplicativo espião funciona em segundo plano, ele pode causar os seguintes comportamentos:

  1. Dispositivo superaquecendo
  2. Bateria acabando rapidamente
  3. Aparelho reiniciando com frequência
  4. Quando o pacote de dados acaba mais rápido que o normal
  5. Mudança no visual com ícones desconhecidos
  6. Suspeita que alguém acessou o celular recentemente
  7. App acessando o rastreamento GPS, mensagem de texto, gravações de chamadas ou outras atividades pessoais. Para verificar isso, revise as permissões dos programas instalados
  8. No histórico do navegador: presença de sites desconhecidos ou ausência do histórico

Seja como for, esse tipo de espionagem é crime no Brasil. A Lei Carolina Dieckmann (12.737/13) proíbe a invasão de celulares, tablets e computadores, conectado ou não à internet, mediante violação de segurança com o fim de obter informações sem autorização.

Para evitar esse tipo de instalação, mantenha sempre o celular próximo a você e não clique em links suspeitos.

Foto: Artem Oleshko/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário