Tomate na geladeira? Quem te disse isso estava completamente errado

Se você tem o hábito de guardar o tomate na geladeira, saiba que isso pode mudar o sabor e a textura do alimento. É bom rever essa ideia!



Alimentos frescos, como frutas, legumes, carnes, peixes e laticínios, são perecíveis e costumam se deteriorar rapidamente se não forem guardados corretamente. Ainda que isso ajude a estender a vida útil desses alimentos, mantendo-os frescos e seguros para o consumo por mais tempo, essa regra não se aplica a todos os vegetais in natura adquiridos em feiras e mercados. 

Veja também: Louro na geladeira? Não é maluquice e tem MUITA gente fazendo isso

Nem todas as frutas e legumes devem ser refrigerados 

Não são todos os legumes e frutas que devem ser colocados na geladeira porque algumas delas são sensíveis ao frio e podem sofrer danos quando armazenadas em temperaturas muito baixas. A refrigeração pode afetar a textura, sabor e qualidade nutricional de determinados insumos. Dessa forma, essa prática costuma atrapalhar o preparo de receitas na cozinha. 

Por que o tomate não deve ser deixado na geladeira?

O tomate é uma fruta climatérica, o que significa que ele continua amadurecendo mesmo após ser colhido. Armazenar o tomate na geladeira interrompe esse processo natural de amadurecimento e leva a uma perda de sabor e textura.

Portanto, é recomendável que o fruto seja armazenado em temperatura ambiente, em um local fresco e arejado, longe da luz solar direta.

Outros alimentos para manter em temperatura ambiente 

Algumas frutas e legumes, como bananas, abacates, tomates, cebolas e batatas, possuem enzimas que ajudam a amadurecer e quebrar os açúcares, e essas enzimas são inibidas no frio. A condensação de umidade que ocorre na geladeira, prejudicam o amadurecimento de berinjelas, pimentões e abóboras, que acumulam uma crosta impermeável em suas cascas. 

O resultado é perceptível no paladar e nos preparos 

Se você fizer uma rápida comparação, mantendo os ingredientes naturais que não podem ser mantidos em temperaturas baixas fora do refrigerador, rapidamente vai perceber a diferença. Pelo paladar e nas texturas, o tomate e outras frutas melhoram a qualidade, diferente das verduras que precisam da refrigeração para se manter crocantes por muito tempo.

Foto: Andrey_Popov/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário