scorecardresearch ghost pixel



Você força o xixi antes de sair de casa? Pare ou sua saúde estará em risco

Se você não gosta de usar o banheiro na rua, saiba que forçar o xixi em casa antes de sair pode ser muito prejudicial. Veja o porquê.



É provável que você se sinta desconfortável em usar o banheiro em um lugar desconhecido, porque nem sempre há lugares confiáveis. Portanto, criou-se o hábito de forçar a saída da urina antes de qualquer compromisso externo. Ainda que isso possa surtir algum resultado, é preciso ficar atento aos efeitos indesejáveis dessa prática capaz de afetar o funcionamento dos rins e da bexiga, tornando-os menos eficientes ao longo do tempo. 

Veja também: Urina com espuma pode ser sinal de que algo está errado; veja 4 causas

Como o corpo humano elimina a urina 

A urina é formada no rim, passa pela bexiga e é liberada quando a musculatura da parede vesical encontra-se relaxada. Forçar a saída desse tipo de fluido pela pressão que se exerce com as mãos nos músculos da região abdominal ou pela por uma contração brusca, pode causar lesões. Essa condição é ainda mais perigosa para quem já enfrenta problemas renais. 

Sintomas ligados às lesões nos músculos abdominais

Os machucados causados pelo excesso de força podem levar a micção, dor e infecção, que precisam ser avaliados por um médico. Esse estímulo nada natural para que a vontade de fazer xixi ocorra, a longo prazo, costuma gerar incontinência urinária. Isso acontece porque o organismo, involuntariamente, começa ter menos capacidade de reter os fluidos. 

Casos mais graves envolvendo o estímulo voluntário ao xixi 

Antes de sair, algumas pessoas costumam estimular a urina bebendo muita água, mas existem certos riscos se a quantidade de líquido ingerida for grande. A condição da hiponatremia é uma desidratação provocada por um baixo nível de sódio no sangue, dado a diluição. Dessa forma, há um desequilíbrio que pode ser fatal se não houver a devida interferência. 

Só faça xixi quando estiver com vontade e beba água ao longo do dia 

Quando precisar sair, não deixe de beber água para impedir a vontade de urinar, mas também não force a saída do xixi. Use os banheiros públicos com responsabilidade, tomando todos os cuidados na intenção de praticar bons hábitos de higiene. Não negligencie sua saúde, porque os tratamentos demandam tempo e comprometem seu bem estar. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário