5G põe fim às parabólicas: veja como trocar sua antena sem pagar um tostão

Com a chegada do 5G no Brasil, as famílias que utilizam as antigas antenas parabólicas terão de realizar a troca de seus equipamentos.



Com a chegada do 5G no Brasil, alguns consumidores com parabólica analógica em suas residências podem ter que realizar a troca do equipamento. Isso acontecerá devido ao fato de a 5G operar principalmente na faixa de 3,5 GHz. As faixas são as frequências por onde a rede é ativada, funcionando como uma estrada para a circulação dos dados.

Leia mais: Anatel divulga lista de 347 novas cidades que ganharam o sinal 5G; veja se a sua está na lista

O problema é que o sinal das antigas parabólicas funcionam em uma frequência muito próxima, o que torna possível a ocorrência de interferências no sinal da TV em locais onde a nova geração de internet já está disponível.

A diretora de Comunicação da Siga Antenado, Patrícia Abreu, informou que “as pessoas podem sentir mais interferências de sinais, mais chiados. As parabólicas tradicionais são uma tecnologia antiga, então a troca também promove mais inclusão para a população como um todo, garantido um maior acesso a essa tecnologia mais moderna”.

Troca do aparelho é gratuita para famílias de baixa renda

Mesmo que as antenas tenham caído em desuso, ainda há uma grande parcela da população que continua utilizando o item, principalmente em cidades no interior dos estados. A boa notícia em torno disso é que a diretora afirmou que a troca do equipamento é gratuita para as famílias que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

“A troca para as famílias de baixa renda, que fazem parte de algum programa social do Governo Federal e que tiverem uma parabólica tradicional em casa, é gratuita. Elas poderão receber o equipamento em casa, sem pagar nada. Não está disponível para todo mundo ao mesmo tempo. O edital do 5G estipulou um cronograma por fases”, explicou Patrícia.

Além disso, ela esclareceu que o serviço ofertado pelo governo contempla também a instalação no equipamento novo. Com isso, quem tiver direito ao serviço, não terá quaisquer gastos com a troca, além de poder continuar com a antiga antena, visto que ela é de propriedade da família.

Como saber se tenho direito às parabólicas?

Para saber se a família já pode ter seu aparelho trocado, basta acessar a lista de cidades nas quais a troca já está disponível. Ela pode ser encontrada no site do Siga Antenado. Ao entrar na página, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit”, localizado do lado direito e no alto da tela.

Em seguida, será preciso informar o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF. Caso a distribuição já esteja começado em sua cidade e seu nome esteja na lista de contemplados, basta preencher um questionário para que a equipe confira se o seu cadastro já está apto para o agendamento.

Por fim, é possível verificar se você tem direito ao kit gratuito ligando para o telefone 0800 729 2404.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário