A cenoura é um dos vegetais que mais encareceu nos últimos meses em todos os mercados do Brasil. Embora o preço tenha recuado recentemente, ele chegou a aumentar cerca de 120% entre um ano e outro. Por isso, não dá para ficar jogando o vegetal fora por qualquer motivo. É importante saber como armazenar corretamente e entender por que a cenoura murcha.
Veja também: Não morra sem saber: como escolher as melhores cenouras no supermercado
Você já deve ter percebido que algumas cenouras ficam “macias” e murchas com o passar do tempo. Mesmo que na hora da compra o legume esteja laranja e vistoso, em algum momento ele pode simplesmente murchar. Entenda o que leva isso a acontecer na sua casa.
Afinal de contas, por que a cenoura fica murcha e borrachuda?
Normalmente, um dos motivos que faz a cenoura ficar murcha é a desidratação do vegetal. Ou seja, conforme ela perde água, sua consistência murcha e ela parece ter ficado flácida. A boa notícia é que essa aparência engana, já que a cenoura não está estragada quando fica murcha.
Dá para recuperar a cenoura murcha e evitar o prejuízo financeiro e alimentar que essa condição causaria em outras situações. Confira abaixo o que você pode fazer para salvar o alimento e deixá-lo perecível novamente.
Cenoura murcha nunca mais! Veja o que fazer
Tudo o que você precisa fazer para recuperar a cenoura murcha é colocá-la dentro de um balde com água. Depois é preciso colocar o balde na geladeira, por isso procure por um recipiente que consiga comportar as cenouras, a água e ainda assim ser posto no refrigerador.
O processo para recuperar a cenoura murcha pode levar até 24 horas (1 dia) para ser concluído. Por isso, o ideal é deixar o balde resfriado por todo esse período a fim de garantir um bom resultado. Coloque todas as cenouras juntas dentro da água para garantir que nenhuma ficará murcha fora da geladeira ou que desidrate rapidamente.