Com o aumento do comércio eletrônico e das compras online, o golpe usando promoções falsas têm se tornado uma ameaça cada vez mais comum no dia a dia do brasileiro. Agora, mais um tentativa dessa prática fraudulenta está circulando pela internet. Em especial, no WhatsApp. Ela está envolvendo uma grande rede de supermercados.
Leia mais: Tem gente caindo: novo golpe do WhatsApp já é um dos mais perigosos
Entenda melhor ao longo do texto.
Dessa vez, o Grupo Mateus, que possui cerca de 200 empreendimentos em vários estados brasileiros, se tornou alvos dos criminosos. A informação que circula é de que a rede de supermercado passou a distribuir vale-compras no valor de mil reais como forma de comemorar os 35 anos de atividade da empresa, porém a informação é falsa.
Golpe pede que usuários cliquem em links falsos
A mensagem recebida pelos usuários apresenta o seguinte texto: “Abono Compras 35º Aniversário Mateus Supermercados Parabéns! Abono Compras 35º Aniversário Mateus Supermercados Através do questionário, você terá a chance de obter 1000 REAL”.
Além dessa mensagem, a vítima é convidada a acessar um link e preencher informações em um formulário. Para receber o benefício, ela precisa finalizar o preenchimento de dados ao compartilhar a mensagem. Os usuários que tentaram passar por esse processo relatam que o link leva as pessoas para um site de origem duvidosa, que faz com que os aparelhos celulares apresentem dificuldade para funcionar.
As informações foram verificadas pelo portal Boatos.org, que aponta que o link também leva os usuários a outros sites repletos de promoções fake.
Casos envolvendo mensagens com promoções falsas aumentaram
Segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, cerca de 382 mil casos de estelionato e estelionato eletrônico aconteceram somente em São Paulo. Os casos costumam se intensificar durante campanhas comerciais importantes, como a Black Friday.
Para evitar cair em golpes desse tipo, é importante que os consumidores chequem a veracidade das promoções, além de desconfiar de ofertas que parecem “boas demais para ser verdade” e usar maneiras seguras de pagamento.
Um ponto para ressaltar é que a rede de supermercados Mateus informa na seção histórica do site oficial que a companhia começou as suas operações em 1986, portanto, em 2023 ela estaria comemorando 37 anos de atividade, não 35 como é informado na mensagem dos cibercriminosos.
O golpe em questão não indicou o uso da técnica phishing, que consiste na utilização dos links para tentar ter acesso a informações delicadas das vítimas, mas, mesmo assim, é importante que os brasileiros fiquem atentos.