A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os novos índices tarifários. As mudanças desagradam os consumidores de uma região do Brasil, que terão que pagar mais caro na conta de luz.
Leia mais: Mito ou verdade: carregador na tomada faz a conta de luz vir mais alta?
Vai ficar mais puxado no orçamento dos moradores do Rio de Janeiro. Os novos índices tarifários começaram a valer na última quarta-feira (15). Os valores cobrados na conta de luz são avaliados uma vez ao ano e consideram a inflação e os custos de produção de energia.
Novos índices tarifários
O reajuste já era esperado pelos consumidores do Rio de Janeiro, já que em 2023 a mudança nos valores ainda não havia sido anunciada.
Além da inflação e os custos de compra, transmissão e distribuição de energia elétrica, a avaliação considera também os encargos do setor.
O reajuste vale para a Enel RJ e a Light. O aumento médio nas tarifas de energia foi de 3,28% e 7%, respectivamente. É importante considerar também que os valores mudam de acordo com o tipo de consumo.
Por exemplo, é mais caro para as grandes empresas e são mais baixos para os consumidores residenciais. Diante do anúncio de novos índices tarifários, os consumidores de energia elétrica do Rio de Janeiro já planejam as formas de economizar e sentir menos o aumento no preço.
Entre as possibilidades está a troca das lâmpadas comuns pelos modelos de LED, além de criar o costume de tirar da tomada todos os aparelhos que não estiverem em uso.
Dicas para economizar na conta de luz
Para economizar na conta de luz, mais uma dica é tomar banhos quentes mais rápidos, além de optar por aparelhos mais modernos e que consomem menos energia. Durante o dia, lembre-se de abrir as janelas da casa para aproveitar a luz natural.
Vale também a dica para economizar na hora de lavar as roupas. Junte a maior quantidade de peças para usar a máquina apenas quando já tiver uma quantidade mais significativa para reduzir os gastos.