A saúde financeira é importante para alcançar a estabilidade, a independência e a segurança em relação ao dinheiro. Em uma época onde muitas pessoas lidam com dívidas, aprimorar esse aspecto é fundamental para uma vida próspera. Como está a sua saúde financeira? Veja como essa ferramenta poderá te ajudar.
Leia mais: Hora de investir: quanto rende R$ 300 mil por 1 ano na poupança?
Para ajudar nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) desenvolveu um recurso chamado Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB/Febraban), no qual é possível identificar como está a saúde das economias pessoais dos brasileiros. Veja como isso funciona ao longo do texto.
Ele é totalmente gratuito. Ao usá-lo, se torna possível ter uma visão mais clara da relação do indivíduo com o dinheiro, bem como comparar a pontuação individual com a média nacional e identificar áreas de fragilidade que requerem atenção para alcançar um equilíbrio financeiro.
Dessa forma, é possível trabalhar em aspectos específicos e atingir a harmonia entre as contas e o orçamento.
Como funciona a ferramenta da Febraban?
Tudo isso é feito por meio de um questionário, onde o usuário responde perguntas com pontuações que vão de zero a cem. Esses pontos vão indicar se a saúde financeira está ruim ou ótima. O resultado dessa classificação é comparada com a média de todo o país, sendo divididas por idade, estado civil, renda, região e nível de escolaridade.
De acordo com os dados da Febraban, 31% dos brasileiros conseguem ter dinheiro sobrando no final do mês, contudo 48,6% se sentem apertados com as finanças. Um pouco mais da metade das pessoas, em um percentual de 56%, afirma que as finanças são o que causam todo o estresse da casa, interferindo até mesmo na vida familiar.
A entidade ainda informa que a ferramenta foi criada levando em consideração a realidade dos brasileiros. As respostas do questionário resultarão em um diagnóstico personalizado que ainda orientará a pessoa sobre quais áreas precisam ser aprimoradas para melhorar a classificação no índice.
Para utilizar o recurso, basta acessar o site oficial: indice.febraban.org.br/calcule-seu-indice.