Arcar com os custos de um carro pode se tornar uma missão um pouco mais tranquila com o financiamento, onde os donos pagam os altos valores em suaves prestações. A quantidade de parcelas e o longo período de pagamento pode se tornar um problema para as pessoas com dificuldades de arcar com seus compromissos financeiros.
Leia mais: Tem medo de ter o carro roubado? Essa novidade Nubank é ideal para você
Com o aumento da inadimplência nos Estados Unidos, que chegou a 1,6%, a Ford patenteou um sistema à prova de “caloteiros”. O chamado Systems and Methods to Repossess a Vehicle (Métodos e Sistemas para Retomar a Posse de Veículos, em português) foi criado em 2021, porém só teve a sua permissão de desenvolvimento em 2023.
Em resumo, o sistema irá utilizar diversos recursos inteligentes para lembrar o proprietário de que ele tem parcelas a pagar, caso deseje continuar sendo o dono do carro. Alguns dos recursos ainda não serão implementados, visto que são só “ideias”, pois dependem de uma completa automatização do veículo.
Como o sistema irá funcionar?
De acordo com a patente registrada pela montadora, os recursos foram desenvolvidos para “tomar de volta” o carro que está com as parcelas atrasadas. Claro, medida só será tomada em último caso. Inicialmente, o sistema irá enviar uma mensagem ao proprietário, informando sobre o pagamento da parcela do financiamento em atraso.
Caso a mensagem seja ignorada, as medidas começarão a ser adotadas. Assim, o segundo passo do novo sistema prevê que o cidadão não conseguirá mais ter acesso ao sistema de som, refrigeração ou calefação do veículo, atrapalhando o seu uso no dia a dia.
Em seguida, caso a inadimplência permaneça, a Ford irá impedir que o motor dos veículos funcionem. Isso quer dizer que os donos não conseguirão utilizar o carro, visto que ele não ligará. Por fim, se o pagamento não for indicado, o sistema autônomo conseguirá ligar o carro e conduzir o veículo de volta para a fábrica.
E se o carro estiver na garagem do proprietário?
Os Estados Unidos garantem uma lei contra a invasão de domicílio, que deve ser rigorosamente cumprida pelos cidadãos e empresas. Pensando nisso, a Ford estabeleceu medidas para não ser processada por esse motivo.
O sistema irá observar, por meio de câmeras instaladas no carro, se o veículo está estacionado na garagem do proprietário antes de acionar a devolução automática. Caso essa seja a situação, o carro só poderá se dirigir até as fábricas quando deixar o perímetro da residência do indivíduo.