A eliminação de MC Guimê e Cara de Sapato do Big Brother Brasil 23 na última quinta (16) pegou os brothers de surpresa, deixando também os espectadores em choque com a medida tomada ao vivo durante a exibição do programa. Além de deixarem de ganhar o prêmio principal do reality, ambos os participantes também contam com a possibilidade de terem que arcar com uma grande consequência imposta pela emissora.
Veja também: Justiça penhora ganhos de MC Guimê no BBB para pagamento de dívidas.
Dessa forma, o contrato dos participantes informa explicitamente que a violação de cláusulas pode implicar em expulsão, perda de caches, benefícios, prêmios e também o pagamento de multas. No entanto, é necessário esclarecer que a emissora eliminou os participantes da casa, e não os expulsou. Mesmo parecendo ser sinônimos neste caso, os termos referem a situações muito diferentes do ponto de vista jurídico.
Assim, as eliminações acontecem sempre ao vivo, como ocorreu com ambos os participantes, enquanto as expulsões podem acontecer a qualquer momento do dia. Ao serem eliminados ao vivo, a Globo retira de si a possibilidade de uma má interpretação por parte dos participantes e evita as chances de ser processada devido a um erro de avaliação sobre o caso.
Qual o valor da multa que deverá ser paga pelos participantes?
Assim, devido ao fato de terem sido eliminados e não expulsos, Sapato e Guimê não deverão pagar absolutamente nada referente a multas para a emissora. Além disso, eles também poderão continuar com todos os prêmios que receberam durante seu período de confinamento. Isso devido a cláusula de expulsão não se aplica nesse caso.
Ademais, vale ressaltar que mesmo na situação contrária, como a vivida por Bruno Gaga, que decidiu desistir do programa, houve a obrigação de devolver cachês ou pagamento de multas. O contrato de Bruno segue vigente com a emissora, sendo necessário consultar a TV Globo sempre que surgem oportunidades de campanhas publicitárias ou entrevistas gravadas.
Por fim, a Globo informou que irá fornecer suporte para os participantes eliminados, auxiliando na gestão de crise em suas carreiras. Dessa forma, a emissora não deseja perpetuar com a fama de assediadores ou abusadores no nome dos participantes. O desejo acontece mesmo que ambos tenham excedido em sua conduta com a participante mexicana Dania Mendez.