A nova atualização para os iPhones traz uma aguardada novidade: suporte para a utilização da rede 5G Standalone (AS), conhecida como 5G puro. Na prática, a rede móvel está disponível para os aparelhos das operadoras Vivo e Tim que utilizam a faixa de 3,5GHz.
Leia mais: Corrida do 5G faz sinal crescer no Brasil: veja o ranking das operadoras
Acesso ao 5G puro
Apesar de terem disponibilizado a tecnologia, o acesso ainda apresenta falhas.
Em suma, para acessar a rede por meio da operadora Vivo, teoricamente é preciso ter o chip 5G da operadora ou um eSIM. Neste caso, a opção de ativar o 5G na TIM aparece disponível, mas ainda não se consegue ativar a tecnologia pelo eSIM.
Já no caso da Claro, por exemplo, a possibilidade de acesso ao 5G Puro sequer aparece nos aparelhos da operadora.
Histórico
A espera foi longa. Isso porque, os usuários de iPhone aguardam desde julho do último ano, para usar a internet ultrarrápida. A espera coincide com o período em que a Anatel começou a liberar o sinal da nova rede móvel nas capitais brasileiras.
Anteriormente, havia a expectativa de que a tecnologia estaria disponível para os telefones da Apple a partir de setembro de 2022. Contudo, a previsão acabou não se concretizando.
Por fim, espera-se que a versão final do iOS16 permita o acesso à nova rede móvel, independente da operadora escolhida pelo usuário.
Confira a lista de iPhone homologado pela Anatel para receber o sinal 5G:
- iPhone SE
- iPhone 13
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 13 Mini
- iPhone 12
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 12 Mini