Com a aproximação das próximas folgas, muitas pessoas já estão começando a se preparar para aproveitar o tempo livre da melhor maneira possível. Para alguns, isso significa viajar para visitar familiares e amigos ou explorar novos lugares. Para outros, significa ficar em casa para descansar e recarregar as energias. Quando será o novo feriado?
Leia mais: Abril terá 2 FERIADOS prolongados: confira as datas e programe-se
Em resumo, o calendário nacional de 2023 apresenta nove feriados nacionais, mas apenas quatro deles serão prolongados. Claro, essa lista poderá aumentar por causa de um projeto de lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Entenda melhor ao longo do texto o que pode vir a acontecer no país.
Os brasileiros terão a chance de aproveitar mais um dia de feriado em razão do PL de autoria do deputado Fábio Trad (PSD-MS), que prevê a inclusão do Dia dos Povos Indígenas no calendário brasileiro. Desse modo, a data teria a mesma relevância que outras, como o Dia da Independência, que é comemorado em setembro.
Atualmente, o tradicional Dia do Índio é celebrado a cada 19 de abril. O evento foi criado com a finalidade de celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros, além de combater preconceitos contra os indígenas e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dessas pessoas.
O nome passou por alterações por meio do PL elaborado pela deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) com o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários.
PL do feriado está em tramitação
O projeto de Trad está sob análise das comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Cultura; de Constituição e Justiça e de Cidadania, de acordo com informações da Agência Câmara de Notícias.
O autor da proposta acredita que a data é um meio importante para relembrar as memórias e ressaltar os conhecimentos ancestrais. “A comemoração do Dia dos Povos Indígenas homenageará aqueles que exerceram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira”, afirmou o deputado em entrevista à agência.
Caso o feriado seja realmente autorizado, além da relevância cultural e histórica, o dia será uma oportunidade adicional para os trabalhadores e estudantes brasileiros descansarem em uma folga merecida.