A fobia é um transtorno de ansiedade que provoca na pessoa um medo incontrolável e, às vezes, sem qualquer explicação racional. É um sentimento intenso e persistente. Podemos ter medo de objetos, situações e muitas outras que são bastante incomuns. Veja alguns exemplos de fobia que você certamente nem sabia que existiam.
Leia mais: Seu maior medo REVELADO: teste promete apontar qual sua grande fobia
Os sentimentos e sintomas provocados pela fobia são diversos.
De modo geral, o medo é tão forte que algumas pessoas evitam completamente as situações de exposição ao objeto que provoca tantas sensações ruins e apavorantes. A depender do tipo, esse horror pode até mesmo comprometer a vida das pessoas que não conseguem lidar com a possibilidade de enfrentar o que causa desconforto.
Fobias que você nem sabia que existem
Tem gente que sofre um medo incontrolável de aranhas. Outros, não gostam nem de pensar em altura, em espaços fechados, agulhas e outras coisas. Mas sabia que tem fobia de banana, balão e inúmeras coisas consideradas comuns do dia a dia? Pois é! E quando são expostas às situações de medo, as pessoas podem ter ataques de pânico.
Algumas fobias são menos comuns, então talvez você nem sabia que elas existiam, mas algumas fazem um “inferno” da vida de muita gente. Chegou a hora de descobrir algumas delas. Entre os teremos menos falados estão estes:
Coulrofobia: é o medo de palhaços. A pessoa não consegue controlar o sentimento de espanto e horror ao ver os palhaços, mesmo que os mais simpáticos. Alguns sofrem até mesmo com os desenhos.
Ablutofobia: também pouco falado, a fobia de nome estranho nada mais é do que o medo de tomar banho.
Ombrofobia: o medo de chuva pode afetar as pessoas em qualquer fase da vida.
Xantofobia: também pouco comum, esta é a fobia da cor amarela.
Turofobia: o nome não deixa nenhuma pista, mas indica o medo de queijo.
Vale lembrar que quase todas as fobias são um tanto quanto irracionais e devem ser diagnosticada por um profissional de saúde mental. As pessoas que acreditam ter qualquer tipo de medo do tipo devem procurar ajuda de uma pessoa capacitada para fazer uma avaliação clínica e dar início ao tratamento para minimizar os temores.