“Com certeza é a maior revolução tecnológica que eu já vi”, afirmou Bill Gates, sobre o Chat GPT. O cofundador da Microsoft, responsável pela popularização do sistema operacional Windows, está otimista. Para o empresário, a tecnologia vai automatizar ainda mais os processos, aumentando a produtividade. Ele também destacou a oportunidade de resolver problemas sociais.
Veja também: 80 profissões que sumirão com o ChatGPT; tem até contagem regressiva
A revolução dos chatbots: pergunte o que quiser
Imagina ter um texto, resumo ou pergunta respondida a qualquer momento. Este é o objetivo do desenvolvimento de chatbots como o ChatGPT, que tem feito sucesso no mundo todo pela grande quantidade de informações.
O chat inteligente usa um sistema de máquina que usa plataformas de busca, como o Google, para formular novos conteúdos. A internet é uma fonte constante de dados, então as possibilidades são infinitas.
Para Bill Gates, chatbot é a maior revolução tecnológica do século
Certa vez, Bill Gates perguntou ao chatbot qual resposta deveria dar a um pai com o filho adoecido. Ao ler a mensagem, ficou surpreso com a sensibilidade das palavras, que pareciam ter sido escritas por uma pessoa bondosa.
Avaliando a questão técnica, como filantropo, destacando-se pelas ações sociais do Instituto Bill e Melinda Gates, identificou soluções. Sendo assim, a inovação também tem importância social, ao solucionar problemas comuns.
Nesse sentido, médicos podem usar a ferramenta para obter diagnósticos rapidamente. Em países com escassez de recursos ou que vivem cercados pela guerra, agilizar o atendimento médico pode salvar vidas.
O chatbot está deixando de ser um diferencial
Bill Gates aproveitou para afirmar que o chatbot da Open AI, será integrado ao Bing, navegador da Microsoft. Dessa maneira, quem assina o Pacote Office, em breve vai ter a oportunidade de usar versões premium do chat.
O uso de IA na intenção de melhorar atividades diárias, como redigir um e-mail, formular uma proposta ou resumir conteúdos, está deixando de ser um diferencial. Grandes empresas estão em busca dessa nova tecnologia, que deve se popularizar entre as organizações nos próximos anos.