Se você é cliente da Samsung, saiba que a marca sul-coreana anunciou uma péssima notícia para seus usuários. Os donos dos modelos mais antigos do Galaxy não receberão mais atualizações do sistema operacional, fato já comum entre outras empresas de tecnologia.
Leia mais: Seu celular é Samsung? Nubank lançou função EXCLUSIVA para você
Dessa forma, o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra, ambos lançados em 2020, receberam o Android 13 em novembro de 2022. No entanto, essa será a última atualização recebida pelos modelos, visto que o sistema operacional deixará de ser atualizado. Assim, os aparelhos terão acesso somente aos pacotes de segurança, com o intuito de corrigir possíveis falhas.
Vale ressaltar que os modelos chegaram ao mercado com o Android 10 instalado de fábrica, tendo recebido três atualizações do Android desde então. No entanto, ele não será mais contemplado com as próximas versões, inclusive a do Android 14.
Galaxy Note
A linha de celulares Galaxy Note desenvolvida pela Samsung chegou ao Brasil pelo valor de R$ 6.499 para o Galaxy Note 20 e de R$ 7.999 para o Galaxy Note 20 Ultra. Os smartphones possuem 8GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Assim, as diferenças entre os modelos se dá pelo tamanho da tela e também pela qualidade da câmera.
Contudo, mesmo tendo sido um sucesso de vendas e tendo recebido o prêmio de melhor celular do ano, a Samsung decidiu encerrar a produção do modelo. Dessa forma, a empresa sul-coreana adotou o Galaxy S22 Ultra como carro chefe dos lançamentos, que possui o mesmo design do Note 20 Ultra.
One UI continuará sendo atualizado
Mesmo sem receber as atualizações do Android, os aparelhos em questão ainda deverão receber as novas atualizações do One UI. Ele é um sistema operacional projetado pela própria Samsung, baseado no Android. Sua próxima versão será lançada em alguns meses, a One UI 5.1.1.
No entanto, não há informações se a nova atualização é compatível com a linha Note 20. Porém, é esperado que isso aconteça, visto que os aparelhos não receberão mais o Android 14. Desse modo, o foco inicial é o Galaxy Z Flip 5 e o Galaxy Fold 5.
Por fim, os usuários do Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra poderão continuar utilizando seus aparelhos normalmente, mesmo com a antiga versão do Android e com o One UI 5. A falta de atualização dos sistemas não faz com que um aparelho se torne inutilizável de imediato, mas sim com o decorrer do tempo.