O estilo de vida do castor é bastante variado, pois os animais gastam parte do seu tempo forrageando e procurando por alimentos, mas também passam períodos consideráveis dentro das suas tocas. Encontram-se, frequentemente, nas proximidades de água e durante anos preparam engenhosas barreiras que protegem suas casas de possíveis predadores, mas também das fortes chuvas, que podem destruir suas construções, assim afetam a residência dos humanos.
Veja também: Animais bizarros são flagrados em reserva de Goiás; veja espécies raras
A incrível habilidade dos castores
Os castores constroem barreiras para proteger suas tocas e formar reservatórios de água, que facilitam a alimentação no inverno. Essa proteção ao habitat extremamente inteligente vem chamando a atenção não só de biólogos e engenheiros ambientais, mas também agentes públicos que precisam lidar com inundações e não sabem como resolver esse tipo de problema.
Os heróis da cidade de Pickering
Recentemente, os castores de Pickering, North Yorkshire, construíram uma barragem com o objetivo de evitar alagamentos no local. A barreira foi criada para proteger as 7.000 pessoas que vivem na região, de modo que elas possam dormir mais tranquilamente. Estes animais acabaram se tornando verdadeiros heróis, depois de um projeto que durou cerca de três anos.
O castor demonstrou ser um bom trabalhador
Para que os roedores chegassem à região, a Instituição Natural England e o Parque Nacional de Mouros deram suporte logístico especializado, fornecendo-lhes a instalação, equipamento e alimento. Nesse caso, tornar a estadia deles agradável, replicando características do seu ecossistema. Rapidamente a barragem começou a ser erguida, com extrema eficiência.
Enfim, a cidade inglesa pode descansar tranquilamente
Agora, com a barreira construída, os habitantes de Pickering têm mais proteção contra as fortes chuvas, evitando grandes problemas relacionados à segurança. Sendo assim, as inundações deixaram de ser um problema graças aos castores que certamente ganharam a simpatia dos moradores. Isso mostra que todos têm muito a aprender ao observar como a natureza organiza seus recursos.