scorecardresearch ghost pixel



ChatGPT: ESTAS 10 profissões prometem botar fogo no mercado de I.A

O futuro já chegou e, como ele, a promessa de novas profissões que estarão em alta a partir do uso de ferramentas de Inteligência Artificial.



Com o uso cada vez mais frequente da Inteligência Artificial , novas oportunidades no mercado de trabalho se tornam mais evidentes. Nesse sentido, um levantamento do PageGroup, uma consultoria especializada em recrutamento de executivos, aponta profissões que podem ganhar espaço a partir de sistemas de inteligência artificial, como o ChatGPT.

Leia mais: 80 profissões que sumirão com o ChatGPT; tem até contagem regressiva

A Pesquisa foi desenvolvida a partir de análises de especialistas, mas com ajuda do próprio ChatGPT. Na prática, a adesão a este tipo de ferramenta tem despertado o interesse de empresas para a adoção de sistemas de inteligência Artificial, impactando diretamente o setor de tecnologia.

Veja as profissões que estarão em alta no mercado de inteligência artificial:

1. Gerente de Chatbot (robô conversador)

Atua com monitoramento de conversação entre o chatbot e o usuário. Por isso, tem foco em melhoria contínua de dados para aperfeiçoamento da experiência do usuário. Para o cargo, é necessário ter conhecimento técnico em inteligência artificial, além de experiência em gerenciamento de projetos.

2. Desenvolvedor de chatbot

Cria, projeta e implementa chatbots. Assim, atua desde a criação de algoritmos de IA até armazenamento de dados e testes de segurança. Em suma, o profissional deve ter conhecimento em programação, em desenvolvimento de software e facilidade para entender e trabalhar as necessidades de cada usuário.

3. Técnico em chatbot

O cargo prevê a realização de ajustes e manutenção de robôs de conversação. A ideia principal é garantir que a ferramenta apresente, por exemplo, respostas apropriadas às demandas do usuário. Para esse cargo, são fundamentais conhecimentos em tecnologias relacionadas a chatbots, além de habilidades de programação.

4. Analista de Chatbot

Este profissional irá configurar e melhorar os sistemas de chatbot. Igualmente, realizará análise de dados e relatórios. Para o cargo de analista, o profissional precisa ter conhecimento técnico em programação e desenvolvimento de chatbots, assim como habilidade para análise de dados e padrões.

5. Especialista em Inteligência Artificial

Em suma, suas principais funções se baseiam no aprimoramento da capacidade da máquina de aprender e raciocinar de forma autônoma. Por fim, também é envolve a concepção de algoritmos, protótipos e sistemas inteligentes. Para isso, conhecimento em programação, estatística e estrutura de dados são indispensáveis.

6. Designer de experiência do usuário de Chatbot (UX Designer)

Trabalha focado no desenvolvimento de soluções e interface palatável a todos os usuários, focando em uma navegação intuitiva. Para o cargo, portanto, é imprescindível ter conhecimentos de design thinking e capacidade de identificar as necessidades dos usuários do chatbot.

7. Consultor de Chatbot

O foco é desenvolver, implementar e gerenciar bots de chats inteligentes, melhorando a experiência do usuário. Aqui, um profissional com capacidade de análise e resolução de problemas pode sair na frente na busca por essa colocação no mercado.

8. Engenheiro de Dados para Chatbot

O foco do cargo é justamente a construção e manutenção de algoritmos e bases de dados que garantem a interação entre chatbot e usuário. Por isso, é importante que o profissional saiba criar modelos de aprendizado de máquina para, então, otimizar o comportamento do chatbot.

9. Desenvolvedor de Modelos de Aprendizado de Máquina para Chatbot

Responsável pela criação de algoritmos que permitam que os chatbots compreendam o contexto do diálogo entre usuário e robô. Conhecimentos em estatística, matemática, ciência da computação e engenharia de dados são, por exemplo, ótimos diferenciais para o profissional que deseja atuar neste setor.

10. Pesquisador de Chatbot

Desenvolver e aprimorar os bots existentes, desde coleta de dados até o estudo das melhores práticas e aplicação de sistemas de inteligência artificial. O objetivo é, em suma, criar um software interativo intuitivo para experiências agradáveis e relevantes aos usuários.




Voltar ao topo

Deixe um comentário