Cientistas fazem aviso: cobras podem ouvir e você precisa saber disso

Um novo estudo científico com 19 cobras notou que os animais são capazes de ouvir o som que se propaga no ar. Portanto, é bom ter cuidado.

Até algum tempo atrás, os pesquisadores acreditavam que a maior parte das cobras só conseguiam sentir a reverberação dos sons no solo. Isso quer dizer que elas não seriam capazes de ouvir o que acontecia em sua volta. No entanto, um grupo de pesquisa da Universidade de Queensland, na Austrália, se deparou com dados inovadores e bem interessantes sobre o assunto.

Veja também: Cobras com patas? Sim, mas elas perderam e agora rastejam; veja o porquê

Os cientistas notaram que as cobras são capazes não apenas de ouvir, mas também de reagir a tudo o que ocorre no ambiente em que estão inseridas. Mas como isso é possível se as cobras não possuem ouvido externo? Entenda melhor o assunto.

Cobras podem te ouvir; cuidado com o que fala

“Como as cobras não têm ouvidos externos, as pessoas normalmente pensam que são surdas e só podem sentir vibrações através do solo e em seus corpos”, disse a pesquisadora Christina Zdenek, que integra a Escola de Ciências Biológicas da UQ.

Para analisar a capacidade auditiva das cobras, os cientistas tocaram algumas trilhas sonoras em um ambiente acusticamente preparado. A partir disso, eles observaram quais seriam as reações dos animais sobre o assunto.

“Nossa pesquisa – a primeira do tipo usando cobras não anestesiadas e em movimento livre – descobriu que elas reagem a ondas sonoras que viajam pelo ar e, possivelmente, a vozes humanas […] Nós tocamos um som que produziu vibrações no solo, enquanto os outros dois eram apenas aéreos. Isso significou que fomos capazes de testar os dois tipos de “audição” – a audição tátil através das escamas da barriga das cobras e a transportada pelo ar através do ouvido interno”, explicou a pesquisadora.

Como funcionou o estudo?

Ao todo, foram utilizadas 19 cobras na pesquisa e as reações eram diferentes para cada gênero de animal estudado. Apenas uma das cobras, a píton woma, se movia na direção do barulho, enquanto isso as demais se afastavam da fonte de ruídos.

As taipans eram mais suscetíveis a se afastar e assumir postura defensiva. Isso pode explicar parte do comportamento dos animais na natureza.